27.3 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Novos testes do IMA confirmam balneabilidade da praia de Balneário Piçarras

Foto, Felipe Franco / JC
Ouça a Matéria

Diante da redução do volume de chuvas da última semana, os testes de balneabilidade realizados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) apontaram que a Praia de Balneário Piçarras está própria para banho – situação que também permite a recolocação da Bandeira Azul para o trecho entre o Molhe Norte e a Rua 3.750.

VEJA A SITUAÇÃO DAS PRAIAS

Os resultados dos testes de Balneário Piçarras foram divulgados oficialmente nesta sexta-feira, 9, mas já apareciam no site do IMA na quarta-feira, 7 – revertendo os resultados de duas medições anteriores, quando devido às fortes chuvas foram verificados como impróprio. O Ponto 1 (descida da Nackle Francisco) também estava impróprio.

O IMA cita que “não o é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho”.

A situação foi reforçada pela presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras, Liára Rotta Padilha: “Esse período de alta precipitação está suscetível a pegar esses resultados (impróprio). Então, tanto é que a recomendação sempre é não entrar na praia, no mar, pós-período de precipitação, porque ele acaba drenando toda a água da cidade para a praia e é como se fosse uma grande lavagem mesmo”.

Para a temporada 2023/2024, Balneário Piçarras obteve a certificação para dois trechos. O segundo deles, chamado de Praia da Ponta do Jacques, está entre a Rua 3.750 até o limite com o município de Barra Velha – ao longo de 1.225 metros da orla. Nele, a Bandeira Azul seguiu tremulando.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você