20.2 C
Piçarras
segunda-feira 29 de abril de 2024


Penha prepara Oficina de Planejamento Participativo sobre o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Ponta da Vigia

Ouça a Matéria

O Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP) e o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Penha (CONDEMA) farão uma Oficina de Planejamento participativo sobre o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Ponta da Vigia.  Ela acontece no dia 10 de abril, a partir das 19h, no salão paroquial da Capela São João Batista, no bairro Armação. Não há necessidade de inscrição prévia para participar.

“A percepção do morador ou turista sobre o ambiente em que vive contribuirá para que possamos criar normativas de gestão, diretrizes e ações de proteção ambiental ou de uso sustentável nestas áreas”

EVERALDO BODO

O objetivo é a definição de uma estratégia para o manejo da Unidade de Conservação e de sua Zona de Amortecimento, incentivando o comprometimento dos diversos atores sociais envolvidos. Ainda visando a participação popular, um questionário online sobre o Plano de Manejo foi criado, com intuito de entender como ocorre o uso do parque por moradores, turistas e visitantes, a partir da visão da população residente.

ACESSE O QUESTIONÁRIO

“A percepção do morador ou turista sobre o ambiente em que vive contribuirá para que possamos criar normativas de gestão, diretrizes e ações de proteção ambiental ou de uso sustentável nestas áreas, visando direcionar políticas públicas que atendam às necessidades locais e regionais, promovendo melhor qualidade de vida para todos”, pontua o Superintendente do Instituto do Meio Ambiente de Penha, Everaldo Bodo.

Parque Natural Municipal Ponta da Vigia
O Parque Natural Municipal Ponta da Vigia foi criado em 03 de novembro de 2020 com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais e a beleza cênica existente, possibilitando o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza, de turismo ecológico e de pesquisas científicas.

No entanto, cabe a Prefeitura Municipal, por meio de órgão ambiental competente, administrar o Parque, adotando as medidas necessárias à sua efetiva gestão, implantação e proteção. Para isso é necessário a elaboração do seu Plano de Manejo que determinará suas normas de gestão e diretrizes de ações (Decreto nº 3.624/2020).

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você