24.3 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Penha recebe oficina gratuita de ritmos afro-brasileiros

Ouça a Matéria

A cidade de Penha recebe, dia 3 de fevereiro, projeto de “Percussão Catarina: Oficina de ritmos afro-brasileiros”, do músico e educador musical Luciano Candemil. Com inscrições gratuitas limitadas, ele ocorre das 14h às 18h30, no Instituto Ecovida (junto à Praça Vereador Teodoro Sebastião da Costa, em Armação.

As práticas do projeto Percussão Catarina se baseiam nas várias rítmicas da diáspora africana espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Com a proximidade do carnaval, a oficina abordará, sobretudo, os ritmos dos blocos afro de Salvador, em especial do Olodum, Ilê Aiyê, Timbalada e o Afoxé Filhos de Gandhy. Durante as atividades, Luciano Candemil conta com a assistência de outros dois músicos percussionistas – Cleyton Medeiros e William Camargo.

Não há necessidade de conhecimento prévio dos ritmos, nem dos instrumentos de percussão e qualquer pessoa com idade a partir dos 12 anos pode participar. São 30 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas diretamente no Instituto Ecovida, através do WhatsApp (47) 99715-0799 ou CLICANDO AQUI.

“A circulação do projeto está sendo incrível, com uma recepção maravilhosa em todas as cidades e uma troca de conhecimentos muito enriquecedora para todos

LUCIANO CANDEMILL
FOTOS, MARIANA CASTRO

Luciano Candemil comenta sobre o andamento do projeto, que já passou por algumas outras cidades. “A circulação do projeto está sendo incrível, com uma recepção maravilhosa em todas as cidades e uma troca de conhecimentos muito enriquecedora para todos. Agora é a vez de vivermos esse momento especial juntos em Penha e estamos ansiosos para encontrar a todos e celebrar a força dos nossos ritmos afro-brasileiros”, afirma.

O artista está rodando o estado com o projeto, em que compartilha seus conhecimentos sobre o assunto e coloca até quem nunca tocou um instrumento para tocar. A percussão e os diversos ritmos afro-brasileiros presentes em seu universo são objeto de dedicação de uma vida inteira para o músico e educador musical Luciano Candemil.

O PROJETO PERCUSSÃO CATARINA
A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense em vivências artísticas que estão passando por quatro regiões do estado: Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte Catarinense.

O projeto Percussão Catarina é uma realização da Cand Music Produções Artísticas, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, tendo como incentivadora a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você