24.3 C
Piçarras
terça-feira 23 de abril de 2024


Projeto Orla: seminários de apresentação de diagnóstico acontecem nesta quarta e quinta

Foto, Felipe Franco / JC
Ouça a Matéria

O Projeto Orla – que vai possibilitar a gestão compartilhada da praia de Balneário Piçarras entre o município e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU/SC) – avança mais uma etapa em sua elaboração. Nesta quarta-feira e quinta-feira, 28 e 29, na Câmara de Vereadores, às 19h, serão apresentados os seminários de sensibilização.

As apresentações são abertas à participação popular. Na quarta-feira, 28, acontecerá o seminário “Desafios e Oportunidades do Projeto Orla”, por meio da empresa facilitadora do processo que foi contratada pela prefeitura e representantes da Coordenação Nacional e Estadual do Projeto Orla.

Já na quinta-feira, 29, o tema será a apresentação do Diagnóstico do Projeto Orla, documento aprovado pela Coordenação Municipal do Projeto Orla (CMPO) em janeiro. No Diagnóstico há a caracterização dos meios físico, biótico e socioeconômico da orla do município e definição das Unidades de Paisagem.

A coordenação é formada por representantes do poder público. Os seminários vão mobilizar as entidades públicas e privadas e os moradores interessados em participar da primeira oficina do projeto, que acontecerá em abril.

As apresentações serão transmitidas pelo canal do YouTube da Câmara de Vereadores.

PROJETO ORLA
O Projeto de Gestão Integrada da Orla (Projeto Orla) é uma iniciativa do Governo Federal que visa disciplinar, de maneira integrada e participativa, o uso e ocupação da orla marítima no intuito de melhorar a qualidade de vida de populações locais e de preservar e conservar os ecossistemas costeiros. Devido a maior propriedade e proximidade à realidade local, somadas à extensão do litoral brasileiro que dificulta a atuação federal, a municipalização da gestão da orla é uma oportunidade para planejar e efetivar o desenvolvimento sustentável dessas áreas. Para mais informações sobre o Projeto Orla acesse o site.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você