24 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Santa Catarina: Outono tem previsão de chuva acima da média

Foto, Ricardo Wolffenbüttel
Ouça a Matéria

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou nesta terça-feira, 19, a previsão climatológica para o outono, que começa no Hemisfério Sul à 0h06 desta quarta-feira, 20. Ela aponta para possibilidade de chuvas acima da média, em especial no litoral catarinense.

Ainda neste início da nova estação o El Niño mantém o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania.

A partir da segunda quinzena de março, as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina, com média mensal variando de 100 a 130 mm do Oeste ao Planalto e variando de 150 a 210 mm no Litoral do estado. Em abril e maio, a chuva diminui ainda mais e a média mensal fica em torno de 100 a 170 mm, no estado.

A partir de março ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

TEMPERATURA
No trimestre a previsão é de temperatura próxima da média climatológica, em SC. Em março massas de ar quente ainda atuam em SC, com dias consecutivos de temperatura alta devido a influência do El Niño até o início do outono. Episódios isolados com formação de geada ao amanhecer podem ocorrer nas áreas altas do Planalto Sul em março, ficando mais frequentes e estendendo-se às demais regiões do estado a partir de abril com a chegada das massas de ar frio ao Sul do Brasil.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você