A Univali, unidade de Penha, e o Projeto Tamar –por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) – realizaram na manhã desta terça-feira, 19, na Praia Grande, em Penha, a soltura de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas). O animal havia sido resgatado de uma linha de pesca, em janeiro, e desde então vinha recebendo tratamento.
As tratadoras, Maria Luciana e Gabrielle, foram as responsáveis por apresentar a tartaruga para público presente e fazer a soltura na praia. “Foi um momento de muita emoção para todos nós, e principalmente, com o sentimento de dever cumprido em vê-la retornar para o seu lar”, definiu a equipe.
A tartaruga foi resgatada no dia 22 de janeiro deste ano, em Bombinhas. O animal estava com uma linha de pesca em sua nadadeira esquerda e em risco iminente, sendo retirado em alto mar por pescadores locais. A equipe fez o atendimento e encaminhou para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali Penha.
O réptil foi avaliado e cuidado pela equipe de profissionais, recebeu o tratamento conforme as condições de saúde, e após responder bem aos cuidados e concluir a fase de estabilização, foi encaminhado para o Projeto Tamar, em Florianópolis. Devido a lesão grave e irreversível a nadadeira esquerda foi amputada, visando o bem-estar animal.
O animal se adaptou a atual condição e teve uma boa recuperação. Os animais desta espécie são bastante resilientes a essa condição e acreditamos que ela consiga completar o seu ciclo de vida. O Tamar foi responsável pela fase de reabilitação, tratamento final e reintegração à natureza.
O resgate de aves, tartarugas e mamíferos marinhos na faixa de areia pode ser solicitado todos os dias das 8h30 às 17h30 pelo 0800 642 3341 – seja para animais vivos ou mortos. Lembrando que a Univali atua na extensão de praias entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).
[…] Tartaruga-verde resgatada é devolvida ao mar da Praia Grande, em Penha (Jornal do Comércio) […]