23.1 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Thiago e Eduarda são sorteados para a 189ª Festa do Divino Espírito Santo de Penha

Foto, Felipe Franco / JC
Ouça a Matéria

Em sua terceira participação no sorteio, o jovem casal Thiago Felício Adriano e Eduarda Manoela dos Santos Adriano recebeu a honraria máxima na Festa do Divino Espírito Santo, de Penha. Eles foram sorteados, neste domingo, 19, para serem o imperador e imperatriz da 189ª edição de um dos mais tradicionais eventos religiosos do Brasil. “É um sentimento bem forte”, definiu o penhense.

“É um sentimento bem forte, o coração tremeu, as pernas tremeram, porque além do meu bisavô já ter sido imperador da festa, a coroa ficou mais de 20 anos na casa da minha avó, era a casa imperial, então a gente foi criado muito nessa fé, nessa tradição. Eu sempre falo que a nossa família, o Natal não era tão importante quanto a festa do Divino Espírito e hoje poder estar sendo sorteado e ano que vem ser coroado, fazer essa festa junto da minha esposa, vai ser incrível”, detalha, Thiago, de 34 anos.

Segundo o pai de Thiago e pesquisador da festa, Vilmar Carneiro, “além do bisavô, Felício João Adriano, na família de já foram coroados: Pedro Leite da Rocha, Pedro Leite da Rocha Filho, Maíra Rocha Bressanini e recentemente Walmor José da Silva”. O histórico foi lembrado pelo novo imperador. “Eu acho que vamos deixar um legado. O meu vô, ele não quis na época ser imperador e ele passou pro meu tio, tio Canuto, depois veio o Pedro, a Maíra, todos fizeram a festa, todos nossos primos e agora eu fazendo a festa também vai ser muito marcante pra nossa família deixar mais um registro na história do nosso município”, complementa.

O casal será coroado somente ano que vem. Contudo, até lá eles têm a incumbência de organizar os festejos. O que para eles é uma grande honra. “Já começa a se pensar em lembrancinha, junto à organização, para poder ver os passos. Vou fazer um conselho com outros imperadores, a gente já tem um grupo com os futuros imperadores e também vou pegar bastante ideia da nossa família, que já foi várias vezes, então vou pegar um pouquinho de cada um e conseguir fazer uma linda festa”, reforça.

A imperatriz, que é natural de Navegantes, destacou que “minha família também já é da tradição, da família católica. Então, eu sou de Navegantes. Lá nós temos a festa tradicional da Nossa Senhora, que é a padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes. Então, eu já acompanho desde criança também. Meus avós, eles eram festeiros. A gente também já foi festeiro”.

Eduarda, de 32 anos, destaca que a “imperatriz ela leva mais o lado espiritual. Então, as orações são conduzidas por ela, ela precisa estar ao lado, dando apoio, é um casamento. Nunca é um só […] A união das forças, a união, desde que a gente casou a gente foi um só. E, eu acredito que a gente vai levar e transbordar o máximo que a gente puder na vida das pessoas fiéis do Divino Espírito Santo”.

“Ter um filho sendo coroado é muita emoção. Família toda vivendo essa tradição há muitos anos”

VILMAR CARNEIRO

Para o pai do novo imperador, “o sentimento é de muita emoção. A casa do meu pai e da minha mãe era a casa imperial até enquanto eles foram vivos. A gente sempre teve, eu, desde criança, essa relação com a festa. Ter um filho sendo coroado é muita emoção. Família toda vivendo essa tradição há muitos anos”, enaltece Carneirinho.

Thiago e Eduarda sucedem ocasal piçarrense, Nikolas Amorim Galiatsatos e Larissa Laís Neves Bussi Galiatsatos. “Os relatos do agir do Espírito Santo na vida dos devotos, as bênçãos recebidas e as graças alcançadas renovam a fé de todos os que ali estão presentes”, definiu o casal imperial, Nikolas e Larissa, sorteados no passado para serem o imperador e imperatriz da fé. Foi a segunda participação deles no sorteio.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você