A 42ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), por meio de sua presidente Samantha Andrade, emitiu um alerta à sociedade sobre um golpe que tem vitimado advogados e seus clientes na região de Balneário Piçarras. Criminosos estão se passando por advogados para solicitar pagamentos indevidos por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.
De acordo com Samantha Andrade, os golpistas utilizam números de telefone desconhecidos e inserem a foto do advogado, da advogada ou até mesmo a logomarca do escritório de advocacia para dar credibilidade à fraude. Com acesso a informações públicas sobre processos judiciais, os criminosos conseguem detalhes sobre os casos em andamento, tornando a abordagem ainda mais convincente.
“Muitas vezes essas informações são públicas e, por isso, esses terceiros conseguem acessá-las na página do Tribunal de Justiça, se passando pelo profissional que você contratou”, alerta a presidente da subseção.
Os golpistas entram em contato com as vítimas por mensagens de texto no WhatsApp, solicitando transferências bancárias, pagamentos via Pix ou boletos. Para evitar cair nesse tipo de fraude, a OAB/SC recomenda que os clientes sempre confirmem a identidade do advogado antes de realizar qualquer pagamento.
“É preciso ter muito cuidado ao receber esse tipo de mensagem. Confirme se o telefone é realmente do seu advogado. Ligue para ele, ouça sua voz, troque mensagens de áudio, faça chamadas de vídeo e, se possível, vá até o escritório”, enfatiza Samantha Andrade.
Outro ponto importante é a verificação dos dados bancários antes de efetuar qualquer pagamento. O cliente deve confirmar se o CNPJ ou a razão social do favorecido correspondem ao advogado ou ao escritório de advocacia.
A OAB/SC reforça a importância da conscientização e orienta que qualquer tentativa de golpe seja denunciada às autoridades competentes. Caso tenha sido vítima desse tipo de fraude, procure imediatamente a OAB e registre um boletim de ocorrência.