O violonista e compositor Ney Souza lança o álbum visual “Itajahy”, com concerto gratuito no dia 09 de maio, às 20h, no Museu Histórico de Itajaí, e no dia 10 de maio, nas principais Plataformas Digitais.
A obra multimídia combina violão solo, paisagens icônicas e expressões culturais locais em um tributo à identidade da cidade. Mais do que um registro musical, “Itajahy” é um projeto inovador que vai além da música e da paisagem urbana, integrando diferentes expressões artísticas, que envolvem a dança, arte urbana e animação 2D à cinematografia do álbum, enquanto obras de artistas plásticos locais são incorporadas ao material audiovisual. Isso cria um diálogo entre a cidade e sua produção artística contemporânea.
A obra do violonista Ney Souza que marca a estreia como solista, apresenta dez faixas, entre elas seis composições inéditas do artista, dedicadas ao violão de 7 cordas. O repertório inclui ainda duas obras escritas especialmente para o projeto, por Ricardo Pauletti e Alessandro Penezzi, além de novas interpretações de músicas de grandes nomes do violão, como João Camarero e Elodie Bouny. Com 15 anos de trajetória, Ney Souza é um dos grandes nomes da música instrumental em Itajaí. Sua participação em festivais como o Festival de Música de Itajaí, Itajazz, Seminário de Violão de Itajaí e o Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas, reflete a relevância no cenário cultural. Agora, com “Itajahy”, o músico reforça a missão de preservar e difundir a identidade artística da cidade, transformando o violão em uma ponte entre o passado, o presente e o futuro da cultura Itajaiense.
O lançamento oficial do álbum visual “Itajahy”, traz ao público uma experiência imersiva, onde música e imagem se entrelaçam para contar a história de Itajaí, sob a perspectiva de um de seus mais talentosos músicos. O projeto foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí (LIC), com patrocínio da Prefeitura Municipal de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí e apoio da ALS Transportes.