Na última semana, a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) promoveu a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente da Região da Foz do Rio Itajaí (CIMAFRI), reunindo cerca de 150 participantes no auditório da Secretaria de Educação de Itajaí e no Instituto Federal Catarinense de Itajaí.
A mesa de abertura contou com a presença de lideranças regionais: Rubens Agioletti, Vice-Prefeito de Itajaí; Maria Heloisa, Diretora Presidente do INIS; Nelson Oliveira, Secretário de Meio Ambiente de Balneário Camboriú; Elton Cantenor Teixeira, Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras; Flávio Steigleder, Presidente da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas; Jamile de Souza, Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú; Joel Soares, Prefeito de Ilhota; Luciana Saramento, Presidente da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema; e o Deputado Estadual Marquito. Representando a mesa, Rubens Agioletti e Deputado Marquito saudaram os participantes, destacando a importância do evento e o compromisso regional com as causas ambientais.
A programação incluiu uma apresentação de Katiuscia Wilhelm Kangerski, que abordou os objetivos e regulamento da CIMAFRI, seguida pela consultora jurídica da AMFRI, Érica Requi, que contextualizou a região da AMFRI em relação às questões ambientais. O evento contou ainda com uma palestra inaugural com o renomado professor Paulo Horta, que trouxe reflexões sobre a emergência climática e a importância da ação conjunta. Após as palestras, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir os cinco eixos temáticos da conferência: mitigação, adaptação, justiça climática, transformação ecológica e governança ambiental. Foi realizada a plenária final, na qual todos os participantes validaram duas propostas prioritárias de cada grupo. Em seguida, ocorreu a eleição dos delegados que irão representar a região na conferência estadual: 11 representantes da sociedade civil, 7 do setor privado e 4 do poder público.