O Cadastro Único para Programas Sociais, conhecido como CadÚnico, é uma ferramenta importante de auxílio para famílias de baixa renda no Brasil. A atualização do sistema, pretende modernizar o CadÚnico, reduzir fraudes e tornar os processos mais rápidos e confiáveis.
Em março de 2025, o sistema passou por mudanças, a principal foi a adoção do CPF como o identificador único de cada pessoa no sistema, substituindo o NIS (Número de Identificação Social). Quem recebe benefícios como o Bolsa Família, Tarifa Social, Auxílio Gás, entre outros, precisa procurar a Assistência Social do município para atualizar os dados.
Todos os responsáveis familiares cadastrados antes de 2025 precisarão revisar e confirmar suas informações. Mesmo aqueles com dados recentes podem ser convocados, caso o sistema identifique inconsistências.
Famílias com mudanças recentes, como nascimento de filhos, falecimento de membros, alteração na renda ou mudança de endereço, devem fazer a atualização imediatamente para não correr o risco de ter os benefícios suspensos.
Em Araquari, os moradores dos Bairros Centro, Volta Redonda, Areias Pequenas, Linguado, e Loteamentos Iguaçú e Guimbala que quiserem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais ou atualizar o cadastro, devem se dirigir ao CRAS Odilon Belarmino Xavier, Rua Antonio Silva, 159, no Centro. O telefone é (47) 3407-2115. O CRAS atende de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Para os demais bairros não houve alteração.