Balneário Piçarras segue em monitoramento nas mais de 30 exigências do Programa Bandeira Azul, que promove o desenvolvimento sustentável, com desafio de alcançar altos padrões de qualidade em temas como qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. O último resultado das análises coletadas, nos dias 2 e 6 de janeiro, aponta 100% de balneabilidade.
“Eu sempre digo que conseguir hastear a bandeira não é uma missão fácil, mas o mais difícil é mantê-la. Seguimos durante todo o ano mantendo o compromisso com a sustentabilidade, com o meio ambiente, com os nossos moradores e turistas, trabalhando muito para garantir a qualidade de vida da nossa gente”, diz o Prefeito Tiago Baltt.
No dia 14 de dezembro Balneário Piçarras realizou o hasteamento da Bandeira Azul para a Temporada de Verão 2024/2025, marcando o sétimo ano consecutivo em que o município recebe a certificação internacional.
Referente à balneabilidade, o município investe em análise da água em quatro locais – Rua 4450 (Nilson Fausto), Rua 3020 (Vereador Antonio Pereira), Molhe Av. Getúlio Vargas (lado esquerdo) e Rua 1000 (José Duarte de Melo), por duas vezes na semana. As análises são feitas pela Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos (CLEAn) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Além disso, há ainda a Praça da Acessibilidade, com atividades inclusivas para idosos, pessoas com mobilidade reduzida, deficientes visuais, pessoas com transtorno de espectro autista e surdos. A praça é aberta todos os dias, das 08h às 18h, na descida da Avenida Getúlio Vargas.
“A Praça realmente é um diferencial na nossa cidade, está linda, e acima de tudo oferece inclusão e conforto para todos que utilizam, com espaço de deck acessível, guarda-sóis gratuitos, cadeira anfíbia e um profissional sempre presente para auxiliar. Seguimos realizando diversas atividades de educação ambiental e cumprindo todos os requisitos da Bandeira Azul rigorosamente”, pontua o Presidente do IMP, Elton Teixeira.