22 C
Piçarras
segunda-feira 28 de abril de 2025


Chuvas fortes causam estragos em municípios de Santa Catarina

Ouça a Matéria

Com as fortes chuvas que atingem municípios de Santa Catarina desde a madrugada de quinta-feira, 16, alguns decretaram situação de emergência, como foi o caso de Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos, Florianópolis e Tijucas. A ação ocorre devido aos impactos dos eventos climáticos.

Município de Camboriú – Vídeo, Redes Sociais

As autoridades locais seguem mobilizadas para prestar o devido apoio às vítimas, e as equipes de emergência estão em campo para garantir a segurança e assistência necessárias à população afetada. A população é orientada a seguir as instruções das autoridades locais e a manter-se informada sobre os desdobramentos da situação.

De acordo com informações do governo estadual, até a quinta-feira (16), em cidades como Tijucas, Camboriú e Balneário Camboriú, os volumes já ultrapassaram 180mm, enquanto Itajaí registrou 150mm, números que representam até 70% da chuva esperada para todo o mês de janeiro. A atuação da circulação marítima sobre o estado e as características geográficas da região contribuíram para o aumento da intensidade das chuvas, especialmente no Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis.

Segundo a central de monitoramento da Defesa Civil, Itajaí foi um dos municípios mais afetados pelas fortes chuvas. O município registrou alagamentos em várias ruas e bairros, e mais de 10 vias foram afetadas, com alguns pontos interditados. O número de residências danificadas ainda está sendo contabilizado, mas até o momento não houve residências destruídas. A cidade segue monitorando os danos e, por precaução, emitiu alertas, mas ainda não decretou situação de emergência.

Em Balneário Camboriú, a situação foi grave com várias vias alagadas devido às enxurradas. Muitas pessoas ficaram ilhadas e isoladas. Três abrigos foram abertos, sendo um no Bairro Itália, outro no Bairro Barra e um no Bairro dos Municípios. As autoridades municipais decretaram situação de emergência. As autoridades locais continuam a avaliar a situação e coordenar a resposta.

Camboriú também foi afetado pelas enxurradas. Várias vias e bairros foram alagados, e houve dois deslizamentos de terra que atingiram residências no bairro Conde Vila Verde, mas felizmente sem vítimas. Um abrigo foi aberto para acolher os afetados pelas chuvas. Assim como Balneário Camboriú, Camboriú registrou danos consideráveis, mas ainda não há estimativas finais sobre os prejuízos materiais.

Em Itapema, a situação também se agravou com registros de alagamentos em diversos bairros, com destaque para o Sertãozinho, Varzea, Ilhota, Alto São Bento e partes do Centro. Um abrigo foi aberto para abrigar as pessoas desalojadas, e o município estuda a possibilidade de decretar situação de emergência devido aos danos causados.

Outros municípios como Navegantes, Balneário Piçarras e Penha também sofreram com alagamentos pontuais, mas a situação já foi normalizada nesses locais, sem grandes danos. Em Porto Belo, houve alagamentos em algumas vias e a queda de uma árvore que obstruiu um córrego, alterando seu curso e atingindo parcialmente uma residência.

Diante dos acumulados de chuva já registrados e da previsão de continuidade, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu Alertas Geológicos para risco de movimento de solo nas cidades ao longo da costa do Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Os municípios mais afetados incluem Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Camboriú, na região do Baixo Vale do Itajaí, além de Florianópolis, Tijucas e Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.

A previsão é de que as chuvas sigam intensas nas próximas horas, com a possibilidade de novos acumulados significativos. A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que as chuvas persistentes devem continuar nas próximas horas, com risco alto de alagamentos e enxurradas no litoral, especialmente na Grande Florianópolis, no Médio e Baixo Vale do Itajaí e no Litoral Norte. A previsão é de que, a partir da tarde desta sexta-feira ,17, a formação de temporais isolados pode provocar raios, rajadas de vento e até granizo. Os efeitos devem ser mais intensos entre os Planaltos e Litoral, aumentando o risco de destelhamentos e danos à rede elétrica.

“Estamos preparados para agir rapidamente em cada município, fornecendo assistência aos atingidos pelas chuvas. Nossa prioridade é garantir a segurança da população e a recuperação das áreas afetadas”, afirmou Fabiano de Souza, Secretário da Proteção e Defesa Civil.

Com a diminuição da intensidade das chuvas durante a noite de sexta-feira, as condições climáticas devem melhorar em todo o litoral, mas o alerta permanece para os próximos dias.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você