A Câmara de Vereadores de Penha aprovou nesta segunda-feira,17, as contas administrativas dos ex-prefeitos, Aquiles da Costa (MDB) e Evandro Eredes dos Navegantes (PSD) – alusivas aos anos de 2023 e 2016. Blocos partidários divergiram durante a votação.
As divergências dos votos ocorreram diante de ambas as contas – apesar de chegarem à Casa com parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) por suas aprovações – tiveram recomendação preliminar pela rejeição em análise do Ministério Público de Contas do TCE/SC.
As contas de Evandro (PSD) foram as primeiras a serem votadas. Votaram pela rejeição das contas de 2016 os vereadores Cristiano Geonir de Souza (PL), o presidente da casa, Élio Quintino da Silva Junior (PRD), Marcelo Pereira (PL), o Chapolin, Maurício Brockveld (MDB) e Osmauro Fassbinder (PL). As contas foram aprovadas com os votos de Luciano de Jesus (PP), Diego Matiello (MDB), Adriano de Souza (PSDB), Antônio Cordeiro Filho (MDB), Emanoelly Rodrigues (PP), Luiz Fernando Vailatti (União Brasil), Maurício da Costa (MDB) e Sérgio Vieira (PSD).
Nas contas de Aquiles (MDB) do ano de 2023, Cristiano Geonir, Élio Quintino, Marcelo Pereira e Osmauro votaram contrariamente. As contas foram aprovadas com os votos de Luciano de Jesus (PP), Diego Matiello (MDB), Adriano de Souza (PSDB), Antônio Cordeiro Filho (MDB), Emanoelly Rodrigues (PP), Luiz Fernando Vailatti (União Brasil), Maurício Brockveld (MDB), Maurício da Costa (MDB) e Sérgio Vieira (PSD).
Conforme o Regimento Interno da Câmara de Penha, para rejeitar as contas são necessários dois terços dos votos.