17 C
Piçarras
sexta-feira 2 de maio de 2025


Espetáculo gratuito reúne dança, música, arte têxtil e tecnologia, em Itajaí

Ouça a Matéria

A Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí, recebe no dia 10 de maio, às 18h30, o espetáculo “Estéreo”, do Grupo Aiapá. A apresentação tem classificação livre e entrada gratuita.

Fruto de dois anos de pesquisa artística, “Estéreo” une dança e música ao vivo em um espetáculo que propõe uma nova forma de ver e ouvir a cena. O grupo trabalha com materiais reutilizados para criar instrumentos não convencionais e se inspira em culturas populares brasileiras, onde música e dança caminham juntas.

A performance é protagonizada pela bailarina Maria Schwatz e pelo músico Matheus Bellini, que trazem para o palco o resultado de uma intensa experimentação artística. A proposta do Aiapá é descentralizar o foco da dança e dar protagonismo também à música, aos figurinos e à cenografia.

O espetáculo contou com a colaboração de importantes artistas. Na preparação corporal e coreografia, a artista Flor Carrizo, mulher indígena com experiência em danças contemporâneas, modernas e afro-indígenas, que traz a vivência cultural para a obra.

O figurino e elementos cênicos foram criados pela ambientalista e artista plástica Nara Guichon, que utiliza redes de pesca descartadas por indústrias locais, o que fortalece o compromisso do grupo com a sustentabilidade. A parte sonora do espetáculo também teve apoio técnico do artista visual Diego de Los Campos, do Grupo Cena 11, que colaborou com conhecimentos em tecnologia e som, com recursos como piezzo e Arduíno para criar instalações sonoras.

A acessibilidade também é uma preocupação do grupo. O músico surdo Afonso da Luz participou com ideias criativas que ampliam as formas de percepção da música e da dança, e destaca como é possível sentir a vibração dos sons, mesmo sem ouvir.

“Estéreo” é uma experiência artística completa, que reúne dança, música, arte têxtil e tecnologia em uma proposta sensível e inovadora. O Projeto foi contemplado pelo Edital municipal 006/2024, executado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), realizado pelo Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí.

Além da apresentação aberta ao público no dia 10 de maio, o grupo Aiapá fará um pré-lançamento no dia 09 de maio, com quatro sessões exclusivas aos alunos da rede pública de ensino do colégio Victor Meirelles, também na Casa da Cultura Dide Brandão. A obra “Estéreo” se volta para ecologias e culturas populares latino-americanas que estão presentes neste trabalho como uma forma de entrelaçamento da linguagem da sonoplastia, o movimento e suas adaptações no contexto geográfico que foram pesquisadas pelos intérpretes criadores.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você