O “Movimento Mulheres Que Inspiram” (MMIBV) deliberou em seu primeiro encontro do ano que irá priorizar temas relativos aos direitos daS mulheres e em especial, busca a nova formação e reativação do Conselho Municipal da Mulher, para que este órgão consultivo possa atuar de maneira mais próxima às decisões municipais relativas ao público feminino.
A reunião, na semana passada, foi liderada pela professora Elizabete Tamanini, a Betinha, com a participação de 12 lideranças femininas. “Um encontro muito lindo de nosso MMIBV, pois como falamos, estávamos com saudades de nos abraçar”, observou a dirigente.
A reunião contou com a presença de lideranças femininas de Barra Velha como Ines Leodete Fortes, Jacinta Oliveira, Lili Montibeller, Leide Santana, Matilde Lovatel, Rita Machado, Sidineia dos Passos e Cida Zonta, entre outras. Andrea Fiamoncini, Angelita Borba de Souza, Doraci Tamanini e outras lideranças também compõem o coletivo.
“Energias boas, conversas sobre coisas que só nós mulheres sabemos, vivemos e entendemos quando uma fala pra outra”, avaliou Inês Fortes O encontro também trouxe pautas sobre a realidade brasileira e as situações de vida e acesso às políticas públicas de Barra Velha e região.
“Nossa luta será também no sentido de reivindicar um Instituto Federal de Educação, o IFC, para a região de Barra Velha e Balneário Piçarras. As mulheres queremos áreas estratégicas para melhorar a qualidade de acesso à educação técnica, e dados do último IBGE apontam Barra Velha com um índice muito baixo de pessoas que concluíram o Ensino Médio e o ingresso em cursos universitários”, comenta a professora.
“De tudo que conversamos, pensamos em colocar a mão na massa e fazermos a diferença”, observou Betinha. O Movimento Mulheres que Inspiram é um coletivo feminino que atualmente conta com cerca de 40 lideranças de Barra Velha, e mais algumas dezenas de lideranças femininas do Estado ou do Brasil.
A pedido de Inês Fortes, foi criada uma lista de atividades, que o grupo desenvolverá. O MMIBV entende que a reativação do Conselho da Mulher de Barra Velha é importante para orientar e reivindicar pautas relativas a direitos em setores como assistência social, empregabilidade, cultura e saúde, fortalecendo políticas públicas.
“Um gestor público só estruturará políticas públicas fortes para as mulheres, se souber o que as mulheres precisam; e nós estamos nos dispondo a esse trabalho e essa intermediação”, pontua Betinha. O grupo colocou-se à disposição nas redes sociais para a coleta de pautas e também recepção de mulheres que eventualmente estejam dispostas a engrossar as fileiras desse coletivo cidadão. Para contatos, o WhatsApp é o (47) 9107-1301.