O prefeito de Navegantes, Liba Fronza, confirmou essa semana que o corpo técnico da Prefeitura trabalha na remodelagem do edital para contratação de uma empresa especializada para o alargamento da faixa de areia do Gravatá e ampliação do molhe de pedras do Rio Gravata – obras que tiveram licitação deserta no último dia 21.A intenção é desmembrar a obra, promovendo duas licitações.
“Infelizmente, nenhuma empresa teve participação, ou seja, licitação deserta. Agora, nós estamos trabalhando para lançar um novo edital e o que pode ser feito diferente? Estamos estudando a possibilidade de desmembrar a construção do molhe, do alargamento da praia. São serviços distintos. Mas, para isso, nós precisamos pegar a autorização do IMA e também a autorização do Tribunal de Contas”, afirmou o prefeito.
Ele acrescentou que “estamos trabalhando para que isso aconteça, mas, com certeza, nós iremos fazer isso o mais rápido possível, porque é interesse também do município de Navegantes que essa praia alargue. Não somente pela beleza, pela estética, mas também pela proteção costeira da nossa praia. Nós estamos imbuídos nesse propósito. Licenciamento ambiental, jazida de areia, tudo já planejado e preparado. Só falta agora o edital dar com empresas interessadas e nós iremos batalhar por isso”.
A única proposta recebida foi aberta na licitação de terça-feira, 21. Ele revelou um valor muito acima do orçado no edital. Por isso, não pode ser aceita pela gestão pública. “Ou seja, a empresa que participou cotou um valor bem acima, 90% acima do valor do edital, no qual, a prefeitura não pode aceitar”, reforçou o prefeito. O edital previa R$ 30.338.283,27 para alargar um trecho de 2,3 quilômetros com 500.000,00 m³ de areia. A DTA Engenharia fez a proposta de R$ 58.936.386,26.
O projeto para engordamento da praia incluiu um trecho de 2,3 km, entre a foz do Rio Gravatá e o Rio das Pedras. A faixa de areia ficará com 90 metros de extensão inicialmente e, posteriormente, após a acomodação do solo, estima-se que permanecerá com 70 metros. Por sua vez, o molhe será ampliado, passando dos atuais 70 metros para 128 metros, cuja função será manter o equilíbrio estático da praia e não ter perda de sedimento. Conforme prevê o edital, o prazo de execução da obra é de oito meses.
Balneário Piçarras
A Prefeitura de Balneário Piçarras prevê as obras também no município. O alargamento da faixa de areia será realizado em 2,2 quilômetros, entre os Molhes Norte e Sul. O prefeito Tiago Baltt (MDB) explica que aguardou os trâmites de Navegantes para dar continuidade, já com todos os documentos necessários prontos e, após isso, iniciar as obras.
“Esse projeto iniciou em 2017/2018 e eu optei pelo seguinte: vamos fazer as alterações que o Tribunal de Contas indica e esperar Navegantes ter um vencedor. Após isso, lançamos a nossa porque, deste modo, teremos mais economia”. A praia do município é composta por cerca de 7 quilômetros de extensão e, com isso, o poder público busca possibilitar maior espaço para os frequentadores da praia.