A urbanização da Avenida José Temístocles de Macedo, o popular Parque Linear do Itacolomi, tem previsão de conclusão para o mês de março. O trecho em obras, localizado entre a Rua Canto do Sol e o limite com Barra Velha, está sendo transformado em um espaço de lazer e convivência.
“Quando iniciamos as intervenções, a área estava tomada pelo mato, sem passagem adequada para pedestres e veículos. A urbanização trará mais qualidade de vida para as famílias, crianças e idosos que frequentam o local. Estamos na fase final e vamos concluir o mais breve possível”, destacou o prefeito, Tiago Baltt.
“A urbanização trará mais qualidade de vida para as famílias, crianças e idosos que frequentam o local”
O projeto de engenharia foi desenvolvido no formato Parque Linear ao longo de 1,2 quilômetro da via beira mar, que será pavimentada em asfalto (3,3 metros de largura). Ainda haverá ciclovia (2,45 metros de largura), calçadão em paver (2,5 metros de largura), decks de acesso à praia e uma série de equipamentos como espaço skate, playground, espaço gastronômico, espaço pet, espaço redes, espaço descanso e multiexercitador – formando o Parque Linear.
“Esse é um formato totalmente diferente do já implantando atualmente ao longo da orla. Estamos criando um Parque Linear, muito mais amplo, acessível e inclusivo, que favorece a utilização máxima do espaço frente mar – e não exclusivamente o atrativo natural do oceano”, enaltece o secretário de Planejamento, Rodrigo Morimoto.
Desenvolvido pela Secretaria de Planejamento Urbano, o projeto segue as diretrizes do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana, com base no conceito de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (Dots), priorizando a mobilidade de pedestres e ciclistas.
A obra, orçada em R$ 13.453.153,52, é realizada pelo Consórcio Piçarras Norte, formado pelas empresas FJ Construtora e Mercolux. Ela começou em 10 de junho e tinha previsão de 6 meses de conclusão.
A obra será custeada com recursos do Fundo de Manutenção da Praia, o Fumpra. Ele se forma com base em três fontes de impostos municipais: 33% da arrecadação do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), 3% do valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e 20% da cobrança da Dívida Ativa.
BANDEIRA AZUL
Ainda na Orla Norte, o Governo Municipal hasteou nesta segunda-feira (27/01) uma Bandeira no limite entre Balneário Piçarras e Barra Velha, em um mastro de 25 metros de altura. O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável, com desafio de alcançar altos padrões de qualidade em temas como qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.
No dia 14 de dezembro Balneário Piçarras realizou o hasteamento da Bandeira Azul para a Temporada de Verão 2024/2025, marcando o sétimo ano consecutivo em que o município recebe a certificação internacional – sendo 85% da orla certificada.
“Seguimos em constante monitoramento nas mais de 30 exigências do Programa Bandeira Azul – entre eles o de manter a praia própria para banho e acessibilidade, realizando diversas atividades de educação ambiental e cumprindo todos os requisitos da Bandeira Azul rigorosamente. Queremos 100% da orla certificada na próxima temporada”, finaliza o Presidente do IMP, Elton Teixeira.