23.9 C
Piçarras
quarta-feira 14 de maio de 2025


Piçarras recebe lançamento de livro sobre a presença negra em Santa Catarina

Ouça a Matéria

A cidade de Balneário Piçarras será palco do lançamento do livro “Gente de Ébano – A Presença Negra em Santa Catarina – da Foz do Tijucas à Foz do Itajaí [entre Séculos XIX – XXI]”, do professor e historiador Dr. José Bento Rosa da Silva. O evento acontece na quarta-feira, dia 26, às 19h, na Biblioteca Pública, e contará com uma roda de conversa mediada por André Pinheiro, além da distribuição gratuita de exemplares da obra.

Reconhecido como uma das maiores autoridades em estudos sobre História e negritude no Brasil, Dr. José Bento amplia, em seu 19º livro, um trabalho de pesquisa de mais de 30 anos, trazendo novas fontes documentais para resgatar e valorizar o protagonismo da população negra na região. A obra detalha a trajetória de famílias afrodescendentes entre a Foz do Rio Itajaí e a Foz do Rio Tijucas, abordando sua presença desde o período escravista até os dias atuais.

Com uma abordagem que vai além da tradicional visão do negro apenas como escravizado, o livro destaca a contribuição desses sujeitos na formação sociocultural da região, utilizando documentos como registros de nascimento, casamento, óbito, arquivos públicos e privados, além de álbuns de família.

“Em Santa Catarina, não há, até o momento, uma obra que contemple essa demanda. Com essa perspectiva, esperamos que os leitores se reconheçam como parte da História e compreendam que ela é uma construção coletiva, presente no cotidiano de todos”, afirma André Soltau, coordenador editorial do projeto e sócio da Editora Traços e Capturas, responsável pela edição do livro.

O lançamento é promovido pelo Núcleo Afrodescendentes Manoel Martins dos Passos e conta com o apoio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina.

Sobre o Núcleo Afrodescendentes Manoel Martins dos Passos:
Fundado em 02 de maio do ano de 1998. É uma entidade sem fins lucrativos, de direito privado, de duração indeterminada. Reconhecido pela municipalidade como de utilidade pública. A maioria dos seus membros fundadores, foram oriundos do Movimento Negro Tio Marco, fundado em 1992, e extinto no ano de 1996. Entre os seus objetivos está o combate ao racismo, preconceito, discriminação e suas formas correlatas. Entre as suas principais realizações está a organização da Festa de Nossa Senhora do Rosário, um patrimônio imaterial da cultura afro-itajaiense, que ocorre a cada dois anos, no Bairro São João, na cidade de Itajaí. Desde a sua fundação, o Núcleo vem lutando junto às autoridades municipais, na promoção da equidade étnico-racial, em todos os segmentos da sociedade local, promovendo eventos, palestras e debates sobre a temática; além de proposições de projetos de leis na municipalidade. Tem participação efetiva no Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí – CONEGI, propondo ações que visam a eliminação das desigualdades étnico-racial, sobretudo no campo educacional, pois a maioria dos seus membros são professoras e professores. Conta também com uma biblioteca de apoio, aberta ao público para consultas de obras especializadas na temática étnico-racial. 

Sobre o autor:
José Bento Rosa da Silva possui graduação em História pela Fundação do Pólo Regional do Vale do Itajaí [1985], mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [1994] e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco [2001].  Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco do quadro permanente do programa de pós-graduação em História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, atuando principalmente nos seguintes temas: África – História – diáspora, abolição – trabalho, cidade – memória – porto, escravidão. Vinculado ao Centro De Estudos Africanos da Universidade do Porto [Portugal – 2002/2016] como investigador doutorado. Estágio pós-doutoral na Université Jean Jaurès – Mirail I [Toulouse- 2014-2015]. Foi vice-coordenador do Instituto de Estudos da África na Universidade Federal de Pernambuco [2016-2017]. É membro do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas da Universidade Federal de Santa Catarina, membro fundador do NEAB-UFPE [Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Pernambuco], membro fundador do Núcleo Afro Manoel Martins dos Passos da Foz do Rio Itajaí [SC], Professor visitante na UFSC, membro do Instituto Kadila [Instituto de Estudos Africanos e das Diásporas] e Pesquisador de Produtividade FACEPE/CNPQ.

Outros livros lançados:
Braços Negros Na Foz Do Itajaí [SC]: Ensaios históricos (2021)
Reflexões plurais: tempo e documentos (2019)
A Itajahy do século XIX: História,poder e cotidiano – 2ª ed. (2018)
Família Cazumbá: As peculiaridades dos descendentes de africanos nos últimos anos da escravidão e no pós-abolição (2018)
Voluntários Forçados (2017)
Voluntários forçados? discurso e contradiscurso acerca do trabalho nas colônias lusas (2016)
Cenas da escravidão e pós-abolição no Brasil Meridional (2015)
Insurgências em Angola : Resistência ao colonialismo e ao imperialismo (2012)
Negros Em Itajahy: Da invisibilidade à visibilidade – mais de 150 anos de história (2010)
Um Filho de Lavras: memórias, vivências e experiências – Capitão Bento Rezende da Silva (2010)
Nacionalidade e etnicidade no litoral do Atlântico Sul: Foz do Itajaí – SC (2010)
A África Está Em Nós, Vol. 5 – Africanidades Catarinenses, ao lado de Jeruse Romão, F. Garcia e M. L. Mina (2009)
Caetanos & Caetanos: tradição oral e história (em preto e branco) (2008)
História da Aduana em Itajaí (2008)
A Itajahy do século XIX: história, poder e cotidiano – 1ª ed. (2008)
A Estiva Papa-Siri: Mãos E Pés Do Porto De Itajaí (2004)
Negras Memórias (1996)

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você