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segunda-feira 28 de abril de 2025


Projetos da rodovia Via Mar devem ser concluídos em fevereiro

Foto, Felipe Franco / JC
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O Governo do Estado anunciou na quinta-feira, 27 – durante a apresentação do “Santa Catarina Levada a Sério, Prestando Contas”, em Itajaí – que os projetos para construção de uma rodovia paralela à BR-101 devem ser finalizados em fevereiro do próximo ano. Com 145 quilômetros de extensão, entre Joinville à Grande Florianópolis, a obra foi dividida em 5 lotes, sendo o prazo de conclusão dos estudos condizentes com quatro lotes: de Joinville à Itajaí.

Batizada por rodovia Via Mar, os quatro lotes iniciais totalizam 95 quilômetros e terão pista tripla com velocidade máxima de 120 quilômetros por hora. A previsão é que a construção seja iniciada após a conclusão dos projetos e a liberação das licenças necessárias. O custo estimado do projeto é de R$ 9 bilhões, investimento que busca desafogar o trânsito da BR-101, que sofre com constantes congestionamentos.

Os projetos começaram a ser produzidos em outubro passado. De acordo com o governador Jorginho Mello (PL), a obra será essencial para impulsionar toda a cadeia logística de Santa Catarina, beneficiando indústrias, portos e o comércio local. “Um grande avanço do nosso governo trazendo essa nova rota pela Via Mar, sendo uma alternativa para se deslocar da Grande Florianópolis até Joinville. Aqui é o primeiro passo para a realização dos projetos executivos dessa obra que trará um grande avanço para Santa Catarina, principalmente, na logística e transporte de cargas”, destacou o governador, no ato de assinatura dos projetos, no ano passado.

Os cinco lotes foram divididos da seguinte forma: a primeira parte vai do entroncamento da BR-101 em Joinville até o entroncamento da BR-280, em Guaramirim; p segundo lote vai até o entroncamento da SC-415, de Massaranduba a São João do Itaperiú; o lote três corresponde ao trecho que vai até o entroncamento com a SC-414, de Luiz Alves a Navegantes; o último lote vai até o entroncamento com a SC-486, em Itajaí. O projeto executivo do trecho remanescente, até o contorno viário da Grande Florianópolis, ainda será licitado.

Corredor Litorâneo
A expectativa é que a Via Mar tenha impacto direto no transporte de produtos industriais, agrícolas e pesqueiros, além de promover o turismo ao facilitar o acesso a diversos destinos do litoral catarinense. A previsão é que a nova rodovia melhore significativamente o fluxo de caminhões que abastecem os portos de Itajaí e São Francisco do Sul, reduzindo custos e tempo de deslocamento para as empresas.

“O que o Estado pretende fazer é uma parceria público privada para que a gente possa viabilizar esse importante eixo rodoviário chamado Via Mar, que contempla 145 quilômetros partindo de Joinville vindo até o contorno viário de Florianópolis. Lógico que é um projeto ambicioso, um projeto de seis pistas, três que vão e três que vêm. Com certeza pela determinação do governador Jorginho Mello, que já teve interlocução com muitos interessados em investir em Santa Catarina, a gente, sim, vai apresentar um projeto de qualidade, um projeto inovador e um projeto que vai atender a grande demanda rodoviária do nosso estado”, disse o secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
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