22 C
Piçarras
quarta-feira 23 de abril de 2025


Temperaturas altas devem persistir em Santa Catarina durante o mês de março

Ouça a Matéria

A previsão para o trimestre de março a maio indica temperaturas acima da média climatológica em Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Ciram, o mês de março será marcado pela continuidade de massas de ar quente sobre o estado, resultando em dias consecutivos de calor intenso, inclusive à noite. “Os episódios de frio com geada, especialmente nas áreas altas do Planalto Sul, devem começar a ocorrer a partir de abril, com maior frequência em maio, com a chegada das massas de ar frio ao Sul do Brasil”, explica a meteorologista Marilene de Lima.

Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, a previsão para o trimestre é de chuvas abaixo da média climatológica em Santa Catarina. Em março, há expectativa de períodos longos sem precipitação, com totais de chuva inferiores ao habitual, especialmente no Oeste. Com a diminuição das chuvas de verão (chuvas convectivas), as frentes frias começam a chegar com mais frequência ao Sul do Brasil, especialmente na segunda quinzena do mês, contribuindo para a maior parte da precipitação em Santa Catarina.

A média mensal de chuvas para o Oeste e Planalto deve variar entre 100 a 130mm, enquanto no Litoral esse valor fica entre 150 e 210mm. Para abril e maio, espera-se uma redução ainda maior nas chuvas, com a média mensal ficando entre 100 e 170mm no estado.

Apesar da diminuição das chuvas, o fim do verão e o início do outono ainda apresentam risco de eventos climáticos severos, como chuvas fortes e concentradas em curtos períodos de tempo, além de temporais com raios, granizo e ventos fortes. “A partir de março, ciclones extratropicais devem atuar com maior frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ocasionando ventos intensos, mar agitado com ressaca e oferecendo perigo à navegação”, alerta Gilsânia.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você