21.2 C
Piçarras
quinta-feira 23 de maio de 2024


Giardino Gastronomia apresenta prato italiano feito com sabores de Santa Catarina

Fettuccine feito no Grana Padano flambado com a Cachaça Casa Petro Cabreúva: um prato italiano com raízes catarinenses

Ouça a Matéria

A mágica final dos sabores se inicia pelo peculiar preparo deste prato. Desde os primeiros instantes, já se sabe que o resultado será uma verdadeira obra prima da gastronomia italiana – mas, que neste caso em especial, carrega na sua essência as raízes catarinenses. Assim definimos o novo prato da Giardino Gastronomia: o Fettuccine feito no Grana Padano flambado com a Cachaça Casa Petro Cabreúva. O empreendimento, que se define como “italiano contemporâneo com brasilidade”, fica no bairro Itacolomi, em Balneário Piçarras.

“Queremos criar uma experiencia única, valorizando a cadeia produtiva local – uma vez que o prato é produzido com produtos de Santa Catarina: como a cachaça da casa Petro, de Balneário Piçarras, e o Queijo Padano, da região de Guaraciaba”

LOUISE KURAMOTO
FOTOS, FELIPE FRANCO / JC

“Queremos criar uma experiencia única, valorizando a cadeia produtiva local – uma vez que o prato é produzido com produtos de Santa Catarina: como a cachaça da casa Petro, de Balneário Piçarras, e o Queijo Padano, da região de Guaraciaba. A cachaça, inclusive, é envelhecida em barris de madeira nacional. A massa e o molho são artesanais e produzidos por nós mesmos, uma receita da Giardino. Assim, criamos uma releitura do tradicional prato italiano, com um toque muito especial de Santa Catarina e sabor único”, define a sócia, Louise Kuramoto.

O prato, apresentado pelo Chef Gustavo – em proposta configurada e efetivada pelos sócios – é preparado aos olhos do cliente, permitindo que os aromas se espalhem pelo moderno e aconchegante ambiente. O Fettuccine é misturado ao granular, de sabor suavemente amendoado e leve picância do Grana Padano – que instantes antes, fora flambado pelas intensas notas da Cachaça Casa Petro Cabreúva. A combinação resulta em papilas aguçadas a cada movimento do garfo à boca.


Louise define o resultado com enorme orgulho. Afinal, sabemos quando produzimos quintessência “Uma das melhores experiências, até mesmo é reconhecida por grandes conhecedores da comida italiana, como sendo a melhor experiência que já tiveram com o queijo tipo Grana Padano no Brasil e fora. Um prato que se torna nosso carro-chefe culinário, uma verdadeira obra prima”, reforça ela. O valor para saborear a obra é de R$ 105 e tem como sugestão de acompanhamento vinhos como Malbec – Las Moras ou Abrasado Malbec/Bonarda  – Los Tolones.

A empresária garante que, se esse roteiro for seguido à risca, o cliente vai “obter uma experiência completa. Com os aromas que o prato traz, as cores vivas dele, a textura da massa artesanal e chegamos no ápice na degustação dos sabores que o prato traz. O prazer de comer, com esse conjunto de sensações, aliado a memória afetiva, faz com que o prazer à mesa esteja muito mais na mente do que na boca, sempre deixando aquela vontade de eu quero mais”.


A CACHAÇA DE CABREÚVA

Os intensos sabores da Cabreúva estão fomentados em receita do mestre alambiqueiro e sócio da Casa Petro, David Romani. “A Cachaça Casa Petro Cabreúva é uma cachaça envelhecida por dois anos em barris de Cabreúva, madeira presente especialmente na região sul até São Paulo – intensa em sua resposta de cor que lembra muito o whisky pela tonalidade âmbar”, explica.

“Confere uma complexidade sensorial única, aroma com um buquê de mel e notas que vão desde o amadeirado passando pelas especiarias cravo e canela até um amendoado frutado”

DAVID ROMANI

E, ela não foi escolhida por acaso. Suas notas complementam o Grana Padano. “Confere uma complexidade sensorial única, aroma com um buquê de mel e notas que vão desde o amadeirado passando pelas especiarias cravo e canela até um amendoado frutado. No paladar, a percepção é suave e doce e no início, com um retrogosto levemente amargo – lembrando uma cerveja IPA. Por isso diz-se da Cabreúva a IPA das cachaças”, encerra, Romani.

GIARDINO GASTRONOMIA: ITALIANO CONTEMPORÂNEO COM BRASILIDADE

O Giardino foi fundado em maio de 2023, na crescente região Norte de Balneário Piçarras – local escolhido pelas grandes construtoras catarinenses. Seus sócios são do Grupo CLMX, empresários que realizam governança e investimentos nos ramos de gastronomia (restaurantes, eventos e cafeterias), tecnologia, startups, mercado imobiliário, logística.

E, é justamente em um desses ramos, que a Giardino vai inovar seu empreendimento. “Estamos finalizando o projeto de projeções. Quem entrar na Giardino, vai ter uma verdadeira experiencial sensorial, adequada a menus específicos que também estamos trabalhando. Algo inovador no Brasil”, adianta Louise.


O atendimento da Casa tem como base a comida italiana tradicional e contemporânea, acreditando que as massas artesanais, o paladar e aromas trazem mais do que um belo prato. “Trazem a experiência singular aos nossos clientes. Por isto, afirmamos que bons momentos + gastronomia resulta no Giardino. Nossa missão contempla a constante procura e manutenção de clientes de longo prazo, através da excelência do nosso cardápio, ambientação e atendimento diferenciado”, complementa a empresária.

“O Giardino é um dos poucos restaurantes do litoral de Santa Catarina que possui um time tão completo, com chefs e subchefs de cozinhas com experiência internacional e certificados internacionalmente”

LOUISE KURAMOTO

Os sócios, que possuem amplo conhecimento do mercado nacional e internacional, investiram num ambiente muito acolhedor, de bom gosto e projeto de ponta para a região. Seus fundados investiram muito numa equipe altamente qualificada. “O Giardino é um dos poucos restaurantes do litoral de Santa Catarina que possui um time tão completo, com chefs e subchefs de cozinhas com experiência internacional e certificados internacionalmente. Uma equipe que já atuou em restaurantes premiados nacionalmente como o francês La Varene, de Curitiba (PR), e o internacional Mocotó, de São Paulo (SP)”, finaliza Louise.

O Giardino Gastronomia está na Avenida Nereu Ramos 4106/4073, bairro Itacolomi, em Balneário Piçarras. No período da noite, abre de quinta-feira a sábado, das 19h às 22h. De terça à domingo, também funciona para almoços entre 11h30 e 14h – horário que se estende até às 15h aos sábados e domingos.

ESPECIAL, JC Empresas
ESPECIAL, JC Empresas
Sua empresa em absoluto destaque

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você