21 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Fórum de Barra Velha ganhará vara criminal

Ouça a Matéria

O fórum da comarca de Barra Velha e São João do Itaperiú, onde funciona o Ministério Público do Estado, vai ganhar em poucos dias mais um juiz para atender parte dos processos judiciais. O juiz de Direito Edson de Oliveira informou na quarta-feira, 30, que está prevista a criação de uma nova Vara Judicial nos próximos 20 dias para atender os mais de 7 mil processos em andamento nos dois municípios.
Segundo o juiz, o Estado irá a abrir a Vara Criminal, de registros públicos, e ações fiscais, que primeiro deverá ser criada a vaga de forma oficial para posteriormente promover um concurso público por promoção.
Desta forma o juiz Oliveira ficará encarregado do andamento das ações da Vara Civil e da Família. Para o magistrado está alteração irá a beneficiar muito a agilidade do Ministério Público. “Existe uma saturação do sistema judicial. Desde o 07 de janeiro deste ano até o momento foram ingressados no fórum 900 processos judiciais. Alguns anos antes, quando ainda havia por volta de 3.500 ações judiciais conseguia lembrar todos os casos, porém hoje isso é impossível em função do grande número. Isso também provoca demoras no julgamento porque sou forçado a recapitular com muito cuidado”, comentou o doutor.
Com a divisão das Varas, o juiz Edson acredita que poderá ainda voltar a relembrar de casa caso e assim também beneficiar o julgamento das causas.
Atualmente no Fórum existem em aberto casos de extrema importância política desde 1999 e que ainda não foram resolvidos. O fato do fórum ser de Vara Única obriga o juiz a analisar com o mesmo cuidado casos que colocam em questão uma disputa por R$ 80,00 e um processo que analisa o desvio de milhões.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você