Depois de idas e vindas políticas, o atual prefeito municipal Claudemir Matias informou que, após um levantamento financeiro, existem R$ 7 milhões de déficit orçamentário por parte da Prefeitura Municipal. Esta semana o prefeito publicou um decreto limitando a emissão de notas de empenhos para pagamento de despesas em função da crítica situação dos cofres públicos.
“Agora os investimentos somente serão através de convênios. Samir assinou convênios com recursos que poderiam entrar para Prefeitura, mas acabaram não entrando. Agora estamos enxugando ao máximo a máquina administrativa para poder chegar até o final do ano”, comentou Matias.
Além do déficit, a Prefeitura é obrigada a investir R$ 2 milhões em Educação antes do final do ano para poder cumprir com a Lei de Diretrizes Orçamentárias e com o correto fechamento das contas municipais. Caso o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) não for aplicado, Matias poderá colocar em risco suas chances de ser candidato a prefeito em 2012.
“A aplicação de recursos são requisitos da LDO, se eu não fizer quem fica inelegível sou eu. Temos como diretriz a finalização de obras e a melhora da estrutura de educação”, comentou o prefeito.
Até o final do ano a Prefeitura pretende concluir a construção do Centro de Educação Infantil de Itajuba. Também foram comprados todos os móveis do CEI e está prevista a aquisição de uma van, dois ônibus e um carro. A van serviria para deslocar professores que fazem cursos e alunos que precisam participar de eventos , entanto os ônibus irão atualizar a frota de transporte escolar que estava desatualizada. O carro de educação servirá para os trabalhos da Secretaria.
Foto por: Ezequiel Díaz Savino