25.4 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Penha fará audiência do PlanMob dia 23

Ouça a Matéria

Os secretários municipais de Penha conheceram na manhã de hoje, 24, as diretrizes do trabalho que culminará com a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Penha, o PlanMob.  Em reunião com o prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), o sociólogo da empresa, LePadron – Arquitetura & Consultoria,  Charles Voos, detalhou o trabalho e anunciou para o dia 23 de março uma consulta pública municipal.

“É nesta consulta que a comunidade vai conhecer o que é o Plano de Mobilidade e poderá dar suas opiniões sobre como melhorar a questão em Penha”, disse Charles. A consulta pública acontecerá na Sociedade Amigos de Penha, no dia 23 do mês que vem, às 18h30. Toda a comunidade pode e deve participar do evento para auxiliar diretamente na produção do documento que norteia o município na captação de recursos junto ao Governo Federal.

Após a consulta pública, na última semana de março, um pesquisador irá a campo. Segundo Charles, vai entrevistar cerca de 2.300 pessoas em 780 residências, para conhecer o cotidiano e novamente colher informações sobre as necessidades. “O pesquisador estará identificado com colete e crachá e não solicitará informações pessoais como o RG ou CPF. Vai apenas pedir o primeiro nome, para deixar a conversa informal, e colher dados sobre o cotidiano”, cita Charles.

Segundo o prefeito Evandro, o Plano está sendo desenvolvido através de uma parceria articulada pela Associação dos Municípios da Foz do Itajaí (Amfri), em que todos os municípios também passam pelo serviço. “Essa é uma forma de baratear todo o processo e produzir estratégias de melhoria da qualidade de vida de forma regional”, categorizou Evandro aos secretários na reunião.

Ainda na reunião, Evandro fez solicitações aos secretários, já que para produção burocrática do PlanMob necessitará de informações estratégicas. Pediu agilidade nas solicitadores de Charles e do engenheiro da Secretaria de Planejamento, Ricardo Neves, que auxilia o grupo diretamente.

O PlanMob tem como objetivo principal o estabelecimento de políticas, diretrizes e planos de ação, relativos à mobilidade urbana, objetivando a promoção da cidadania, inclusão social e desenvolvimento econômico. Planejamento e organização, pesquisas, consultas e estudos, e, por fim, concepções e legislação são as etapas do plano.

Foto por: Felipe Bieging

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você