26 C
Piçarras
sexta-feira 9 de maio de 2025


Balneário Piçarras elege sua terceira legislatura de vereadores mirins

Os onze membros são alunos do Ensino Fundamental de instituições municipais, privadas e estaduais, eleitos pelos estudantes

Ouça a Matéria

A terceira legislatura da Câmara Miriam de Balneário Piçarras acaba de ser definida. Após pleito eleitoral nas unidades educacionais, onze parlamentares foram eleitos para legislatura de dois anos – que tem suas sessões iniciados no próximo dia 6, às 19h. O projeto, que coloca em plenário alunos do 5º ao 9º ano de Rede Pública de Ensino, volta a ganhar notoriedade sete anos após a última formação estudantil.

“O projeto, que esteve ativo em 2015 e 2016, volta a ser promovido neste ano para elevar a integração juvenil na atividade legislativa, criar cidadãos mais ativos e formados de opinião junto à sociedade em que estão inseridos”, explica o presidente da Câmara, Jorge Luiz da Silva (MDB), que reativou o projeto com uma grande mudança: a inclusão de um vereador mirim representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

trabalho será dentro da infraestrutura das escolas, o desenvolvimento do respeito no ambiente, com olimpíadas e incentivo a atividades extracurriculares”

SOFFY EDUARDA SCHMIDT

A mesa diretora – presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários – será definida durante votação na primeira sessão ordinária, que terá transmissão via Facebook e YouTube da Câmara Municipal de Vereadores. E, prepare-se: eles têm suas pautas de cobranças já definidas e que podem ser abraçadas pelos parlamentares eleitos pela sociedade nas eleições municipais de 2020. As sessões do parlamento mirim serão realizadas quinzenalmente.

“Meu trabalho será dentro da infraestrutura das escolas, o desenvolvimento do respeito no ambiente, com olimpíadas e incentivo a atividades extracurriculares”, adianta Soffy Eduarda Schmidt, vereadora mirim de 13 anos e representante do CIEF. Bruno Cuadrado Rebello, de 12 anos e aluno do Prisma, adiantou que por morar “no interior meus objetivos são melhorar o transporte público, começando pelos pontos de ônibus, e levar mais atividades e áreas verdes para o interior, além da criação de projetos sociais como a arrecadação de roupas infantis e brinquedos”.

“no interior meus objetivos são melhorar o transporte público, começando pelos pontos de ônibus”

BRUNO CUADRADO REBELLO

Os autores do projeto, criado em 2010, o ex-vereador Maurício Köche e o ainda parlamentar, Ademar de Oliveira (PSD), celebraram o retorno dos trabalhos. “Na época, a política estava muito desacreditada. A política só é bem-feita com amor, honestidade e, acima de tudo, caráter. Se a criança, no seu pleito de escola, passar a participar da política, tenho certeza que lá na frente vamos ter mais sucesso”, destaca Ademar.

O ex-vereador Maurício Köche evidencia que o projeto também proporcionou aos alunos da rede pública de ensino, lições de exercício da cidadania e a participação política como ciência de transformação. “Me sinto imensamente feliz pela retomada desse projeto que engrandece o Legislativo e forma cidadão consciente de seus deveres e obrigações. Parabenizo o Presidente da Câmara e demais vereadores pela iniciativa”, enfatiza.

O atual presidente da Câmara reforça a importância do projeto, citando que “no plenário, os vereadores mirins têm condições de apresentar demandas sociais e projetos de lei, que a depender do grau de relevância, são levados para sociedade superior através do apadrinhamento de algum vereador”, finaliza Jorge.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você