O Partido Liberal (PL) em Balneário Piçarras recentemente lançou cinco nomes como pré-candidatos à prefeito nas eleições do próximo ano. André Serafim, Ângelo Margute, Cláudio Melo Colaço, Eduardo Bastos Mundstock e Elisabeth Joos Blanck figuram hoje como os principais para uma chapa em busca da principal cadeira no Poder Executivo Municipal.
“Após o término das eleições de 2020, ficou acordado que em 2024 o PL de Balneário Piçarras se faria protagonista no pleito municipal. Estamos trabalhando em filiações e nomes fortes para disputa na majoritária”, afirmou o atual presidente do diretório municipal, Ângelo Margute, que afirma a filiação de 1.398 eleitores.
O atual deputado estadual, Carlos Humberto, um dos principais nomes do PL na região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), afirmou que a conjuntura partidária nacional e, principalmente, estadual apontam para um fortalecimento da sigla. Por conta disso, agora buscarão maior representatividade nos municípios.
Em Balneário Piçarras não vai ser diferente. O partido está se preparando, filiando pessoas, se reunindo […] o partido do governador precisa ter um projeto vencedor, eleger o maior número de vereadores possível e também brigar pela majoritária”
CARLOS HUMBERTO, DEPUTADO ESTADUAL
“O PL é o partido do governador do estado, Jorginho Mello, e que conta com o principal cabo eleitoral do Brasil, Jair Bolsonaro – que é o presidente de honra do nosso partido, nosso líder político no Brasil e em Santa Catarina. Eu, como deputado estadual pelo PL e representante dos onze municípios da nossa região da AMFRI, nós temos uma determinação do presidente do nosso partido, o Jorginho Mello, para que tenhamos candidaturas nos onzes municípios. Em Balneário Piçarras não vai ser diferente. O partido está se preparando, filiando pessoas, se reunindo […] o partido do governador precisa ter um projeto vencedor, eleger o maior número de vereadores possível e também brigar pela majoritária”, categorizou.
Além dos cinco nomes para o cargo principal, o partido coloca Edson Nowicki como pré-candidato a vice-prefeito. “Estamos conversando com todos os partidos, ampliando o diálogo. Mas, não faremos uma oposição sem inteligência, apenas estamos trabalhando em um projeto de políticas públicas sociais diferente. Algo realmente aplicável”, acrescentou o presidente.
Outros nomes também já foram definidos como de pré-candidatos ao cargo eletivo de vereador: Pastor Claudinei de Jesus, Diácono Laertes, Ronald da Manancial, Roque Pereira, Karime Tauil, Gleber Fabiano Pires Silveira, Maria Gisele Forte, Rafaela Ferreira Gonzaga, Daniel Rubens Schubert, Eliane Maria dos Passos, Rafael Batista, Marcelo Pocidonia, Jurandi Rosa, Edgar Raul pereira, Meire Mendonça, Vilmar Tomazoni, Dalva Eidt, Nei (world bike) e Jean Carlos Dias. Mais dois nomes devem ser anunciados em março.
“Um grupo forte está se consolidando e vamos trabalhar para crescermos ainda mais até as eleições do próximo ano”, finaliza Margute. Para o deputado estadual, o Carlos Humberto, a intenção da cúpula do PL é replicar o protagonismo estadual e nacional em esfera municipal, numa meta ousada de eleger gestores em até 50% das prefeituras de Santa Catarina.
“O protagonismo do PL é enorme. Nós estamos no poder, nós governamos o estado de Santa Catarina. Nós elegemos o senador Jorge Seif – de Itajaí, da Amfri e de Balneário Piçarras -, elegemos uma bancada histórica de deputados federais – seis deputados, inclusive a nossa região, que desde 1996 não elegia um, nós elegemos o Jorge Goetten, de Itajaí – e elegemos onze deputados estaduais […] Nós estamos inseridos no poder, trazendo recursos e ações para melhoria de Santa Catarina e da região. Esse protagonismo, de estado e nacional, ele irá se refletir no cenário para as eleições em 2024. Nós queremos eleger de 100 a 150 prefeitos e na nossa região, se for possível, eleger os onze”, encerou o deputado estadual.