24.5 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Daniel Cunha (PSD): “Temos capacidade financeira para poder honrar as contas”

O prefeito interino participou da primeira sessão ordinária do último quadriênio legislativo

Ouça a Matéria

“Todos os compromissos serão honrados, temos capacidade financeira para poder honrar as contas”. A afirmação é do prefeito interino de Barra Velha, Daniel Pontes da Cunha (PSD), dita durante discurso na Câmara de Vereadores, terça-feira, 6, quando os trabalhos parlamentares foram retomados para o último quadriênio. Ele também respondeu aos questionamentos individuais dos vereadores.

A citação está ligada a recentes atrasos na quitação de fornecedores e funcionários públicos – situação que ocorreu diante do bloqueio bancário temporário em virtude da portabilidade de assinaturas da titularidade das contas: “Mas, eu devo deixar a população tranquila: todos os compromissos serão honrados, temos capacidade financeira para poder honrar as contas, temos capacidade técnica para poder tocar o município. Se estava bom, eu vou fazer para ficar melhor ainda”, disse Daniel.

Afirmando que o orçamento deste ano possui comprometimentos – por conta de empréstimos contraídos para obras de infraestrutura e compra de maquinário – o prefeito assegurou que “durante a primeira semana, me preocupei primeiro com a saúde financeira do município e entender todo o sistema, como estava acontecendo. Devo salientar a vocês, destacar que a saúde financeira do município não está ruim. A saúde do município não está ruim. Cada um tem uma maneira de administrar”.

Quanto às obras em execução, com exceção da ponte sobre o Rio Itajuba – que ainda aguarda a instalação do guarda-corpo, mas que ficará suspensa a pedido do Ministério Público – Daniel frisou que todas passam por uma pequena auditoria. Ciente de que todas terão sua assinatura julho, o prefeito interino que se resguardar legalmente.

“A parte de execução de obras, todas as obras que estão contratadas – dentro de uma revisão que está sendo feito dentro do Planejamento, Jurídico e Administrativo – se estiverem dentro da toda legalidade terão andamento. As obras que estão em andamento serão finalizadas”, categorizou Daniel. Os três setores, por exemplo, já possuem nomes de sua confiança: Marcelo Cunha, Rafael Henrique dos Santos, Fábio Brugnago, sucessivamente.

“Fui pego de surpresa, igual a vocês. E, Deus deu uma missão. Vamos tentar desempenhar da melhor maneira possível, dentro da nossa realidade, dentro dos meus conhecimentos e com a ajuda de todos”

DANIEL PONTES DA CUNHA (PSD)

Daniel também falou sobre a ‘Operação Travessia’, desencadeada no último dia 24 pelos grupos especiais do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e que resultou na prisão preventiva do prefeito Douglas Elias da Costa (PL) e dos então secretários de Planejamento Urbano, Elvis Füchter, de Administração e Finanças, Mauro Silva, do engenheiro civil Osni Paulo Testoni e o diretor de Patrimônio da Prefeitura, Osmar Firmo.

“Fui pego de surpresa, igual a vocês. E, Deus deu uma missão. Vamos tentar desempenhar da melhor maneira possível, dentro da nossa realidade, dentro dos meus conhecimentos e com a ajuda de todos. Sozinho, não consigo. Não tenho vergonha de falar. Preciso da ajuda da comunidade. Preciso da ajuda dos funcionários. Preciso da ajuda de todos vocês”, comentou.

No estado de prefeito após a renúncia do vice-prefeito, Eduardo Peres (Republicanos) – que assumiria em decorrência da decisão do TJSC que afastou Douglas por 180 dias – Daniel prometeu honrar a cidade: “a maior preocupação de vocês é como está o município. O que aconteceu na cidade é um fato triste, novamente o nome da cidade é uma parte negativa – mas, vamos honrar pai, mãe, família, quem nós temos aqui e desempenhar um bom papel para poder findar esse ano da melhor maneira possível”.

1 COMENTÁRIO

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
Douglas da Costa (PL) e mais sete são denunciados pelo Ministério Público por quatro crimes
14 dias atrás

[…] LEIA TAMBÉMDaniel Cunha (PSD): “Temos capacidade financeira para poder honrar as contas” […]

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você