O Jornal do Comércio entrevistou a candidata a prefeita de Penha, Janete Krueger (PSB). Elencando temas do Plano de Governo, entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a reportagem conversou com Janete pelo período máximo de até 30 minutos e abordou temas como mobilidade urbana, saúde, educação, turismo, saneamento básico, segurança pública e meio ambiente.
A entrevista foi realizada no salão de reuniões do empório “O Genuine”, em Balneário Piçarras. Aos 48 anos, a arquiteta e urbanista disputa sua primeira eleição ao Poder Executivo em chapa pura, que tem Jorge Ximenes (PSB), de vice.
“Nós saímos como chapa pura pela ideia ou pela intenção de mostrar uma proposta de defesa que seja compatível com o que nós pensamos, como pessoas”
“Nós saímos como chapa pura pela ideia ou pela intenção de mostrar uma proposta de defesa que seja compatível com o que nós pensamos, como pessoas. Nós defendemos as causas sociais, as causas de meio ambiente, urbanismo social, a defesa dos animais, a questão da qualidade da saúde e da educação”, explicou.
LEIA
O Genuine: onde sofisticação, sabor e experiência se encontram
A campanha leva o slogan “Construindo Juntos o Futuro”. Janete cita que ele busca fomentar a participação social e democrática em uma futura gestão. “Porque começamos agora para melhorar os próximos anos, o tempo de mandato, mas também para planejar Penha para 10, 20, 30 anos. Porque o problema talvez de Penha seja justamente esse”, narrou sobre a filosofia.
Seu Plano de Governo traz uma narrativa mais dissertativa sobre suas intenções. Com elas, Janete descreve que “a ideia é levar esse conceito de cidade para as pessoas na prática, levar isso adiante, levar na concepção de que as pessoas precisam poder usar a sua cidade com segurança, com preservação do meio ambiente, com emprego e renda, com a economia a todo vapor, com o turismo a todo vapor, tendo o apoio das associações, dos hotéis, dos restaurantes, do parque, para que você possa fazer um trabalho em conjunto”.
Na área de Saúde, ela reforça que quer atualizar o Plano Municipal de Saúde e fomentar a Telemedicina 24h. “Quando a gente faz um Plano Municipal de Saúde, que a gente elenca todas as necessidades, todas as potencialidades e todas as deficiências. Onde é que estão os gargalos disso tudo? […] Então, eles precisam ser resolvidos”, frisa. “A telemedicina nesse contexto ela está colocada para ser algo preventivo”, complementa a candidata.
Ela também fala em implementar em Penha um Hospital Regional. “Quando a gente fala em fazer um hospital regional não é simplesmente colocar isso como uma promessa: ah, amanhã vamos fazer, não é assim. Você precisa trabalhar no consórcio, você precisa trabalhar com a AMFRI, você precisa trabalhar com o Governo do Estado, você precisa trabalhar com o Governo Federal […] então é dessa forma que eu penso em construir este projeto como um todo”, explica.
“Quando a gente fala em fazer um hospital regional não é simplesmente colocar isso como uma promessa: ah, amanhã vamos fazer, não é assim”
Para Educação, Janete defende a implementação do “Programa Escola Conectada” para uma “Escola do Futuro e Inclusiva”. “A Escola Conectada é um projeto do Governo Federal que foi lançado ano passado. E você faz com que a escola possa se utilizar melhor da tecnologia […]. Então se você pegar o projeto Escola Conectada onde você melhora a qualidade de acesso à tecnologia, à internet, a lousas digitais, enfim, tem uma série de benefícios através desse programa”, comenta, pontuando a interação ainda com materiais didáticos de grandes polos educacionais.
Sua maior expertise está justamente nas questões de planejamento urbano. Reservou grande parte de seu tempo de entrevista para dissecar o tema. “Quando pensamos e nos organizamos na questão urbana temos que entender que ali moram pessoas […] então várias ações devem ser tomadas. Primeiro fazer um Master Plan para onde queremos ir e como queremos chegar lá, porque senão, se nós não planejarmos, qualquer caminho serve”, adiantou Janete.
“Nós precisamos ampliar o nosso Plano Diretor para que ele tenha mais cadernos e mais eficiência”
Ele vê como necessidade urgente de revisar o Plano Diretor de Penha. “Nós precisamos ampliar o nosso Plano Diretor para que ele tenha mais cadernos e mais eficiência. Tudo isso planejado precisa vir a fiscalização. Por quê? Porque tudo isso vai ser revisado, vamos ter novas leis, vamos ter segurança jurídica para quem aqui mora ou para quem quiser vir morar aqui, mas nós precisamos organizar tudo isso e principalmente fiscalizar”.
“Se tudo isso funciona, trabalhamos o turismo, trabalhamos assistência social, trabalharmos o economicamente, o município cresce. Teremos um município sustentável, onde você preza pelo meio ambiente, a onde você preza pela questão urbana, pelo bem viver, a onde você preza pela questão econômica. Esses pilares mantidos e perfeitamente estruturados, o município cresce e vai crescendo de maneira ordenada. Quando eu falo crescendo de maneira ordenada é porque hoje Penha só cresce e não se desenvolve adequadamente”, incrementou Janete.
Ela ainda assegurou em seu Plano aliar tecnologia e segurança pública, com uma Guarda Municipal. No turismo, prega pela organização e união à cultura como forma de estimular o setor. “Hoje eu passei em algumas ruas e passo todos os dias e vejo que esta cidade não está de acordo com o maior parque que tem. Nós estamos do lado do aeroporto, de portos, nós estamos numa área linda quando se fala em natureza. E como é que essa cidade tem lixo no chão? Tem pedras no chão? Tem barro na rodovia?”, questionou.
Por fim, conversou com o eleitor sobre quais motivos ele deve lhe confiar o voto em 6 de outubro. “Pedimos a você o seu voto, vote 40, para que tenhamos a oportunidade, nós como candidatos e vocês como população, de fazer uma Penha preparada para o futuro, uma Penha que está disposta a mudar o seu roteiro, a mudar a sua forma de agir, preservando a cidade e elevando ela a uma categoria de uma cidade sustentável, bem desenvolvida”, finalizou.