18.2 C
Piçarras
segunda-feira 27 de maio de 2024


Marinha divulga projeto para construção de fragatas em Itajaí

Ouça a Matéria

O capitão de mar e guerra Rodrigo Santa Rita, comandante da Capitania dos Portos de Santa Catarina, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (18). Ele divulgou o projeto desenvolvido pela Marinha do Brasil para a construção de navios para a corporação em Itajaí.

Conforme o capitão, serão produzidas quatro fragatas, da Classe Tamandaré, por meio de um consórcio entre a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), a Embraer, a Atech e a Thyssenkrupp. A construção da primeira embarcação começou em setembro do ano passado.

“São mais de 10 bilhões de reais de investimentos em Santa Catarina”

RODRIGO SANTA RITA
FOTO, BRUNO COLLAÇO / ALESC

“São mais de 10 bilhões de reais de investimentos em Santa Catarina”, informou o capitão. “Serão quatro fragatas, das mais modernas do mundo, com alto nível de tecnologia, transferência de tecnologia e conteúdo nacional. Poucas pessoas conhecem esse programa e nossa vinda à Assembleia é justamente para mostrar para o cidadão catarinense a relevância desse programa.”

As embarcações vão atuar principalmente na proteção do tráfego marítimo, podendo realizar missões de defesa, aproximada ou afastada, do litoral brasileiro. Também serão empregadas na patrulha das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), com ênfase na fiscalização e proteção das atividades econômicas, principalmente a petrolífera e a pesqueira.

“É um orgulho para o Brasil, mas especialmente para Santa Catarina. Esses navios já são uma realidade e vão gerar mais de 2 mil empregos em Itajaí”, afirmou o comandante. “Muitos estados se candidataram para receber esse investimento e Santa Catarina foi escolhida pelo seu potencial.”

Santa Rita convidou os deputados para participarem na próxima segunda-feira (22), às 10 horas, de uma visita ao Estaleiro Brasil Sul da Thyssenkrupp, em Itajái, onde estão sendo construídas as fragatas, com a presença confirmada do governador Jorginho Mello (PL).

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você