18.2 C
Piçarras
segunda-feira 27 de maio de 2024


Prefeito e vice de São João do Itaperiú são presos na 5ª fase da Operação Mensageiro

Ouça a Matéria

O prefeito e o vice-prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato (MDB) e Jaime Antônio de Souza (PL), foram presos preventivamente na manhã desta segunda-feira, 29, por agentes especiais do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) durante a 5ª fase da Operação Mensageiro – que segue em grau de segredo de justiça. O deputado estadual, Emerson Stein (MDB) foi alvo de mandado de busca e apreensão.

Os mandados foram cumpridos pelos agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), em investigação que apura esquema de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro nos setores de coleta e destinação de lixo, de abastecimento de água e de iluminação pública em diversas regiões de Santa Catarina.

A operação é desdobramento das fases anteriores da Operação Mensageiro.  Após mais um ano de análise das evidências coletadas, da realização de novas diligências investigativas e com a oitiva de diversas testemunhas e investigados, foi identificada a possibilidade da prática de novos crimes envolvendo, dessa vez, a prestação de serviços de abastecimento de água e de iluminação pública em dois municípios catarinenses.

A Prefeitura de São João do Itaperiú emitiu nota oficial sobre a prisão dos dois agentes políticos. Além de confirmar a detenção de Clézio e Jaime, citou que “durante o cumprimento da ação, a administração municipal esteve colaborando com os agentes na entrega de documentos e aparelhos eletrônicos. O prefeito Clézio José Fortunato declara que está tranquilo com a resolução do caso e disposto a colaborar nos próximos passos da investigação”.

Já a assessoria de imprensa de Emerson Stein citou que o deputado “ainda não está sob posse dos autos e acredita que logo deve se inteirar do processo. Contudo, ressalta que desde já está cooperando com toda e qualquer investigação.  Na manhã desta segunda-feira, o deputado segue trabalhando normalmente e reforça o compromisso com a transparência e a ética em todas as ações. A prioridade absoluta é o trabalho em prol dos catarinenses”.

1 COMENTÁRIO

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
Presidente da Câmara toma posse como prefeito interino de São João do Itaperiú   
25 dias atrás

[…] LEIAPrefeito e vice de São João do Itaperiú são presos na 5ª fase da Operação Mensageiro […]

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você