18.2 C
Piçarras
segunda-feira 27 de maio de 2024


PT de Barra Velha confirma André e Elizabete como pré-candidatos à prefeito e vice-prefeita

Ouça a Matéria

O empresário, André Luiz Bard, e a professora doutora, Elizabete Tamanini, foram confirmados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Barra Velha como pré-candidatos à prefeito e vice-prefeita nas próximas eleições municipais. A decisão foi confirmada oficialmente pelo partido nesta segunda-feira, 15.

Segundo Flávio Branco, presidente do PT local, a decisão foi tomada em consenso após uma série de reuniões: “Pela primeira vez, tínhamos três pré-candidatos a prefeito, para avaliação do diretório municipal […] E todos os três, excepcionais nomes dispostos a mudar os rumos de Barra Velha, diante dos tristes episódios dos últimos meses”.

Se confirmada à pré-candidatura, André e Elizabete irão estrear em um processo eletivo. Na semana passada, o PT se reuniu, com o anúncio oficial da saída da disputa pelo contabilista e ex-vereador Adilson Madruga de Souza, e o consenso entre os nomes de André e Elizabete.

André Bard tem 41 anos, é casado há 15 com Krislaine Reusing Bard, e é pai de Ana Beatriz. Natural de Anitápolis, mora em Barra Velha desde 2010 e presidiu o PT local entre 2014 e 2017. André atua hoje no ramo da gastronomia, mas já trabalhou na Embraco de Joinville, na Eletrolux de Curitiba, PR, e no Komprão de Barra Velha, além de ser formado em Processos Gerenciais. É integrante do diretório municipal do PT.

Elizabete Tamanini, conhecida como professora Betinha, professora Tamanini e também Betinha, é filha desta região. Pós-Doutora em Educação, Cultura e Sociedade, Doutorado e Mestrado também nestas áreas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, SP), é professora universitária, historiadora e formadora em Educação Popular, Cultura, Museologia, Arqueologia Pública, Saúde e Educação. Também acumula experiências em Gestões e coordenações, públicas e privadas, com passagens pelo Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville por mais de 12 anos.

Foi ainda diretora da Faculdade de Turismo e Meio Ambiente do Bom Jesus (Ielusc), gerente de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Joinville, coordenadora do Programa de Patrimônio Cultural da Fundação Genésio Miranda Lins, em Itajaí e vice-coordenadora do Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

É também pesquisadora do Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville (Univille), poossui livros publicados, artigos e contribuiu para a formação de professores e professoras e lideranças sociais em todo o Brasil. Filha de Agricultor, plantador de arroz irrigado e professora de Escola Rural, nascida nas fronteiras de Barra Velha, Luiz Alves e Balneário Piçarras, Betinha é mãe de uma filha e um filho, casada com Jeovane do Nascimento do Rosário. Também avó de três meninos e uma menina.

Sempre lutou para a criação de políticas para a Agricultura familiar, Educação do Campo, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Preservação do Patrimônio Cultural e Cuidados com os Animais – Betinha é coordenadora e responsável por programas de formações nestas áreas desde 2002.

Sente-se honrada em ser filha deste território, e em especial por ter muitos familiares que vivem e produzem no campo. “Gosto muito de plantar flores e tudo o que a natureza entrega em nossas mãos. Nosso compromisso é comunitário, com princípios de cuidado, saúde, paz, esperança sempre”, reforça ela.

Foco na vulnerabilidade social

André Bard e Betinha propõem a ruptura com práticas da velha política local. Plataformas como um governo socialmente voltado às comunidades mais vulneráveis, a adoção do Orçamento Participativo e uma efetiva transparência nas ações da Prefeitura são importantes, segundo eles, para imprimir o modo petista de governar, com especial atenção à saúde, educação e ao turismo sustentável.

Flávio Branco ainda reforça que o PT tem selecionados entre oito a dez nomes de pré-candidatos a vereador, e a intenção, deliberada em reuniões mensais do diretório, é de apresentar chapa pura à Prefeitura e à Câmara de Vereadores, inicialmente sem coligação.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você