Na última segunda-feira, 7, as professoras da Escola de Artes Zilda Luck Silveira foram homenageadas durante sessão na Câmara de Vereadores de Penha, através de uma Moção de Aplausos pelos anos de dedicação, sempre transmitindo conhecimento.
A proposta, de autoria do vereador Diego Luis Matiello (MDB), foi transmitida às senhoras Emília Maria Duarte com 21 anos de prefeitura, como professora de crochê tricô e bordado, Raquel Hermínia Francêz Soares que tem 26 anos de prefeitura, Professora de Pintura em tecido, Sandra Regina dos Santos de Borba com 17 anos de prefeitura e professora de corte e costura, Adriana Marcolino, há 8 anos na escola é professora do curso de bonecas e Maria Aparecida Vieira da Silva (Cida), trabalha na Prefeitura há 42 anos e na escola é professora de amigurumi há 2 anos.
“Moção de Aplausos é merecida de todas as meninas e o trabalho social que hoje a escola faz, com aulas de costura, pintura e toda essa parte de artes manuais e sempre envolvendo a terceira idade”
Diego fala que “essa moção foi para prestigiar a escola e as professoras. A Moção de Aplausos é merecida de todas as meninas e o trabalho social que hoje a escola faz, com aulas de costura, pintura e toda essa parte de artes manuais e sempre envolvendo a terceira idade (95% do público)”.
Para o vereador, o trabalho é como “uma terapia ocupacional social de muita valia para a comunidade, para manter estas idosas com uma rotina de sair de casa, manter a cabeça ativa, em cima de todo esse contexto social e empenho, pois, quem conhece todo o trabalho da escola ao longo destes anos, sabe que a escola só se manteve de pé e ativa graças às professoras de artes manuais que ali se encontram”.
Uma das homenageadas, Raquel Hermínia, diz que “a Escola Zilda Luck Silveira é um marco no município de Penha por sua antiguidade. Desde 1970 quando foi fundada até agora permanece com o mesmo objetivo de acolher, promover o bem-estar, terapia e ensinar habilidades manuais”.
Entre as atividades oferecidas na escola estão: pintura em tecido, tricô, crochê e bordado, corte e costura, costura criativa, amigurumi e bonecas de pano. “Hoje temos 140 alunas que frequentam a escola. Nossa escola tem uma importância fundamental na vida das mulheres que aqui frequentam os cursos. Elas têm aqui momentos não só de aprendizado, mas de acolhimento. Então, temos muitos relatos de como impactou a vida de muitas que vieram com depressão, outras com sérios problemas de saúde (câncer), outras que moram sozinhas. Enquanto estão aqui se distraem, conversam, aprendem e até muitas aumentam a renda familiar vendendo os produtos que aprendem aqui”, diz Raquel.