O prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB), foi eleito na manhã desta segunda-feira, 3, o presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). “Para mim é um grande orgulho saber que toda essa parceria apoiou e confiou no trabalho que nós temos que dar continuidade e fazer cada dia melhor pelos nossos municípios, para os nossos municípios”, definiu o gestor.
A eleição ocorreu durante a 1ª Assembleia Ordinária do ano, que definiu ainda os prefeitos de Navegantes, Liba Fronza (PSD), como 1º vice-presidente, e o prefeito de Luiz Alves, Bertolino Bachmann (MDB), como 2ª vice-presidente. “Vamos trabalhar muito para fortalecer ainda mais o desenvolvimento da região, que é uma das que mais cresce no Brasil”, assegurou Tiago.
O prefeito piçarrense ainda destacou a importância da Associação – que atua na tramitação mais ágil de questões de Saúde, Educação e Projetos – prometendo pluralizar a atuação partidária dentro da entidade. “Nós temos consórcio da educação, o consórcio da saúde, todos os projetos que saem em nossa cidade, a maioria deles saem daqui direto. É um grande compromisso trabalhar cada dia mais e deixar essa casa aqui de portas abertas para os nossos deputados federais, deputados estaduais e para todos”, cravou.
Para isso, assegurou a união dos líderes políticos dos onzes municípios: Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Penha, Balneário Piçarras, Ilhota, Luiz Alves, Porto Belo, Bombinhas, Itajaí e Navegantes. “Só tem um jeito de nós conseguirmos fazer cada dia mais é buscando união, paz e trabalho. Trabalhar por cada contribuinte da Foz do Rio Itajaí Açu, onde são os 11 municípios. Esse desafio vai levar com muito carinho e com muito capricho”, pontuou.
Tiago também presidirá o Consórcio de Turismo da Costa Verde & Mar (CITMAR). Leonel Pavan (PSD), prefeito de Camboriú, está como 1º vice-presidente, e Luizinho Américo (PL), como 2º vice-presidente. “Vamos trabalhar muito para fortalecer ainda mais o desenvolvimento da região, que é uma das que mais cresce no Brasil. Aprovamos os planos de trabalho deste ano, e temos sim prioridades e metas para o ano, com foco no desenvolvimento regional, na melhoria da qualidade de vida da população e na promoção do turismo, da saúde e de outras áreas estratégicas”, acrescentou o presidente.
Luciana da Silva, Secretária executiva da AMFRI, destacou a importância da assembleia para o alinhamento de objetivos e o fortalecimento da gestão regional. “Esta primeira assembleia do ano é extremamente importante pois conseguimos passar um panorama de tudo que foi executado no ano passado, desde os projetos nas diversas áreas de assessorias até o balanço financeiro”.
Prestação de Contas 2024:
Um dos pontos centrais da assembleia foi a apresentação e aprovação das prestações de contas de 2024 da AMFRI e de cada um dos consórcios. Os documentos detalham as ações realizadas ao longo do ano, os investimentos realizados, despesas e receitas e os resultados alcançados em cada área de atuação em todos os 11 municípios.
O relatório ainda mostra as ações de todos os colegiados: Assistência Social, Agricultura e Pesca, Habitação, Comunicação, Procuradores Jurídicos, Gestores Municipais de Convênios, Educação, Meio Ambiente, Proteção e Defesa Civil, Cultura, Esporte, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico, além de ações do setor de Projetos e Convênios e Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).