23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Luta contra o fumo vira tema de cartazes e informativos

Ouça a Matéria


Penha – A publicidade dos cigarros foca suas atenções nos jovens. As idéias de sucesso, status e até prazer são associadas a cenas cotidianas, nas quais os jovens são o público-alvo. A campanha do Governo Federal, que associa o uso da mídia a essas idéias reforça esse argumento. No dia de combate ao tabagismo (29 de agosto) não foi diferente. Em Penha, os adolescentes, mais uma vez, foram o centro das atenções.


Logo pela manhã os alunos da oitava série primária da Escola Municipal Rubens João de Souza foram ao pátio do Supermercado Amigão, na Avenida Nereu Ramos, Centro. Lá encontraram uma estrutura montada em conjunto pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação. “Escolhemos a Rubens por se tratar da maior escola da rede municipal. Além disso, estamos desenvolvendo ali um projeto piloto” justifica o secretário da Saúde, Lindomar Schulle Filho.


O plano ao qual o secretário se refere inclui palestras como prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS, higiene e combate ao fumo para os alunos de todas as séries. A idéia é ampliar o projeto para todas as escolas do município.


Os cerca de 200 alunos penduraram cartazes com frases que combatiam o tabagismo. Uma comissão julgadora formada pelo prefeito Julcemar Coelho, secretários municipais, representantes do Lions Club, da Fimed e da Polícia Militar elegeu o melhor cartaz.


Bom para Adriano Nascimento Ferreira, de 15 anos. Com a frase, “Vá andando, vá pensando, só não vá fumando” ele venceu o concurso e ganhou uma bicicleta. A frase vai ser passada para adesivos, que serão distribuídos para a comunidade.


Durante o evento, os alunos distribuíram informativos sobre os malefícios do cigarro aos transeuntes e motoristas que paravam no semáforo, além de folders sobre prevenção à AIDS. Para o ano que vem, as secretarias da Saúde e da Educação planejam organizar uma gincana que reúna jovens de todo o município.


Em Penha, o dia Nacional de Combate ao Tabagismo teve o apoio do Supermercado Amigão, da Fimed Medicamentos, Lions Clube e Polícia Militar de Santa Catarina.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você