16.1 C
Piçarras
segunda-feira 20 de maio de 2024


Barra Velha inicia implantação do Sistema Telessaúde

Ouça a Matéria

Com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes e a gestão do sistema de saúde, a Secretaria da Saúde começou na terça-feira, 20, a implantação do sistema Telessaúde, oferecido pelo Ministério da Saúde. O programa representa a possibilidade de capacitar aos funcionários da saúde, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários, através de um sistema de cursos on-line em vídeo-conferência. Juntamente, o Telessaúde também serve para manter comunicação via internet com cada posto do Programa de Estratégia da Família e assim administrar melhor insumos, controlar estoques de medicamentos e marcar consultas.
A consultora do Telessaúde, Milia Simielli Rocha, destacou que o programa aponta para a formação permanente dos profissionais da saúde e tem como meta diminuir o número de encaminhamentos através do aprimoramento do atendimento primário nos Postos do Programa de Saúde da Família. “O atendimento primário deveria dar conta de 80% dos casos clínicos. Através do Telessaúde será possível desafogar o sistema para evitar filas desnecessárias”, comentou a consultora.
O sistema envolve a assinatura de um termo de compromisso entre o Ministério da Saúde e o município para oferecer aos funcionários das áreas envolvidas uma hora por semana para capacitação e realização dos cursos e os computadores. A duração das capacitações está entre 30 e 45 dias, com entrega de certificados.
Entre os municípios que devem assinar em breve o convênio com o Ministério da Saúde estão São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, e Balneário Piçarras.
De acordo com o coordenador do Programa de Estratégia da Família, Maurício Coimbra, todos os computadores para cada posto de saúde já foram comprados. O primeiro posto a utilizar o sistema é do bairro São Cristóvão. “Na segunda quinzena de Julho todos os postos estarão informatizados. Teremos ainda capacitação médica e odontológica. Também vamos saber no momento o que está faltando nos PSF e poder comprar com antecedência”, disse Maurício.
No bairro São Cristóvão, a equipe do PSF participou de uma palestra, sendo os primeiros a receber a implantação do Telessaúde. Participaram da capacitação a enfermeira chefe Grasiela Schmidt, o dentista Harry de Pauli, a chefe Rosicléia e as agentes Márcia de Souza, Ivete Beduschi, Cristiane Machado, Jussara do Nascimento e Vilma da Silva.

Foto por: Ezequiel Díaz Savino

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você