26.1 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


Começa nova etapa de vacinação contra a Gripe A

Ouça a Matéria

Começou na última segunda-feira, 10, a última etapa de vacinação contra a Gripe A. A população com idade entre 30 e 39 anos deve procurar os postos de saúde mais próximos. A campanha termina em 21 de maio.
Em Santa Catarina, a Vigilância Epidemiológica espera vacinar 940 mil pessoas nesta faixa etária. Da meta total de 2,8 milhões de pessoas, 60% já se vacinaram no Estado. Em Balneário Piçarras o número de pessoas vacinadas já ultrapassou a meta dos 80%, chegando, inclusive, ultrapassar 100% de cada grupo, já que a meta é estipulada pelo IBGE.
Durante a primeira semana de vacinação do grupo dos 30 aos 39 anos, 50% da meta já foi alcançada. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Balneário Piçarras, Alessandra Reckziegel, destaca que até 21 de maio qualquer pessoa que faça parte dos grupos anteriores de vacinação, mas que ainda não se vacinou, deve procurar o posto de saúde para a imunização. Isso inclui gestantes, doentes crônicos, crianças até dois anos, indígenas, profissionais de saúde e a população com idade entre 20 e 29 anos.
De acordo com o último balanço, 47,5 milhões de pessoas já receberam a vacina em todo o país. O número representa 81% do público-alvo. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, destacou que a vacina é segura e é a única maneira de se proteger contra o vírus. Neste ano, até o dia 3 de abril, foram internadas 361 pessoas com a doença. Um em cada cinco casos era de gestantes. Das 50 mortes registradas, as mulheres correspondem a 76% do total e as gestantes, 32%.

Vacinação dos idosos
Diferente dos outros anos, a Campanha de Vacinação dos Idosos desse ano não conseguiu completar a meta de vacinação sazonal. Apenas 87% do número estipulado recebeu a vacina.
De acordo com a enfermeira Alessandra, o número de vacinas enviadas ao município é menor do que o número de idosos. “Além disso temos a informação de que não receberemos mais doses dessa vacina. Portanto, todo idoso que não tomou a vacina pode receber a dose de H1N1 mesmo não sendo portador de doença crônica”, explica.

Campanha pode ser porrogada
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que pode prorrogar o prazo de vacinação contra a gripe A em alguns estados para que a meta de imunizar pelo menos 80% do público-alvo seja atingida no país. Até sexta-feira, apenas 10 estados haviam atingido a meta oficial, na média dos grupos escolhidos como prioritários para a campanha.
A preocupação maior é em relação às gestantes. Foram vacinadas 1,9 milhão de mulheres grávidas no país, o que representa cobertura de 63% para o grupo. Temporão alertou que grande parte das mortes, tanto no ano passado como este ano, ocorreram entre mulheres grávidas. As grávidas devem, em qualquer fase da gestação, procurar os postos e centros de saúde. A marca de 80% das gestantes imunizadas tinha sido atingida apenas em Santa Catarina, Goiás e Maranhão. Há defasagem também entre os jovens de 20 a 29 anos, com 69%. Em Santa Catarina, 1.683.193 pessoas já foram vacinadas, o que equivale a 60% da meta oficial.
Em Balneário Piçarras a campanha deve ter o fim oficial no dia 22, já que as metas foram ultrapassadas. Porém, de acordo com a enfermeira em Vigilância Epidemiológica, enquanto tiverem doses, as vacinações serão realizadas. Alessandra lembra ainda que até o próximo sábado, 22, o Posto de Saúde Central atende até as 20h. A partir da segunda-feira, 24, as vacinações voltam ao horário normal.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você