17.8 C
Piçarras
sábado 25 de maio de 2024


Penha inicia campanha de devolução de remédios

Ouça a Matéria

A Secretaria de Saúde de Penha deu início a uma campanha de devolução de medicamentos. O intuito da ação é retirar os remédios inutilizados pela população e dar a destinação final correta: curar enfermos se estiver lacrado e dentro do prazo de validade ou incinerar em caso de vencimento ou violação da embalagem. A coleta também priva pela prevenção de acidentes domésticos.
A população pode levar os medicamentos na Secretaria da Saúde ou em qualquer Unidade de Saúde do município. No ato da devolução, a pessoa recebe um documento comprovando que fez a entrega do medicamento. “Muitas pessoas têm medicamentos guardados em casa, lacrados, e que ainda podem ser utilizados. Por isso pedimos que participem da campanha”, enfatiza o secretário da Saúde, Clóvis Bergamaschi.
Todos os medicamentos devolvidos irão passar por uma triagem de uma equipe especializada da Secretaria da Saúde. Os que estiverem dentro do prazo de validade e sem rupturas nas embalagens, serão recolocados em circulação dentro do Sistema Municipal de Saúde. Já os remédios vencidos e que apresentem qualquer violação em seus lacres, serão encaminhados para incineração.
Segundo o secretário, os medicamentos só devem ser utilizados para curar as doenças diagnosticadas pelos médicos. Depois disso, é inútil manter o medicamento na residência. A estocagem em casa pode gerar acidentes domésticos graves. “Guardar remédios em casa é um erro. O medicamento pode vencer e ser utilizado, causando problemas à saúde humana”, finaliza Bergamaschi.
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você