18.1 C
Piçarras
segunda-feira 27 de maio de 2024


A hora de prevenir

Ouça a Matéria

Períodos de chuva intercalados de sol. O clima ideal para os mosquitos, entre eles o Aedes Aegypti, depositarem suas larvas em locais de água parada. Com o intuito de manter o transmissor da Dengue longe da região, os setores de saúde pública esperam contar com o apoio da comunidade com ações simples, mas de resultado garantido.
Segundo Cláudia de Souza Barros, responsável pelo programa de combate à Dengue, em Penha, a atual situação climática da região favorece o aparecimento de larvas de mosquitos. “É primordial que a comunidade tome cuidado de não deixar a água parada em sua residência, especialmente no jardim ou em locais com objetos capazes de acumular o líquido”, orienta. Não há casos de mosquitos ou mesmo da doença em Balneário Piçarras e Penha.
Ela revela um aumento no número de larvas coletas nas armadilhas espalhadas em Penha, mas ressalta que nenhuma delas é do mosquito transmissor, fato que vem se repetindo desde agosto de 2008. “Há quase três anos não encontramos uma larva do mosquito da Dengue em Penha. É uma vitória”, celebra. Em Balneário Piçarras, as últimas larvas do mosquito foram encontradas em março e dezembro de 2009. A equipe de Balneário Piçarras não conversou com a reportagem para orientar a população, alegando não possuir autorização.
Segundo os órgãos de saúde pública, é necessário não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Na hora de lavar o recipiente, passe um pano grosso ou bucha nas bordas. Substitua a água dos vasos de plantas por areia grossa umedecida. Todo material descartável que acumula água como, copos de plástico, latas e tampinhas de garrafa, devem ser jogados no lixo.
“São cuidados simples, mas que garantem o mosquito longe da nossa região”, ratifica Cláudia. Ela afirma ainda que os pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito da dengue. Por isso, eles devem ser guardados em lugar coberto ou furados. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechado, assim como a limpeza em calhas, lajes e piscinas deve ser constante.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você