16.7 C
Piçarras
quinta-feira 18 de julho de 2024


Cuidado com a dengue aumenta durante Finados

Ouça a Matéria

As vésperas do Dia de Finados, 02 de novembro, já começaram a movimentar a comunidade nos preparativos para homenagear e lembrar os seres queridos que já não estão. Além de preces, esta data traz um considerável aumento no número de visitas aos cemitérios por parte de amigos, familiares e antigos amores que pretendem relembrar as virtudes dos falecidos que fizeram partes de suas vidas.
Já uma das principais preocupações dos órgãos de vigilância sanitária são os cuidados com a dengue. Grande parte dos visitantes do cemitério ainda não levam em consideração os perigos de deixar água parada em vasos de flor no trabalho de combate ao mosquito, o principal transmissor da doença.
O responsável pelo cemitério do Centro, Olívio Bordim, comentou a dificuldade das pessoas em respeitar as recomendações sobre o uso de vasos de flor furados para evitar que a água parada nos recipientes possa servir como local de proliferação de mosquitos. “Já nesta semana as pessoas vieram preparar os túmulos, pintar, limpar, porém os vasos ainda são um problema. Também não há respeito com a limpeza do local. Muitas pessoas jogam as flores velhas do lado do túmulo, ou num canto onde ninguém vê”, disse Olívio.
Os cartazes que estão no cemitério sobre as recomendações contra a dengue foram retirados esta semana para serem repintados e estarão prontos para receber os visitantes em novembro.
Para os comércios de venda de flores o Dia de Finados é uma boa época de vendas. Muitas lojas enfeitam a calçada com flores artificiais, que hoje representam uma das alternativas para evitar o acúmulo de líquido em recipientes.
A gerente do bazar Estrela da Barra, Márcia Borba, informou que o maior número de vendas de flores artificiais acontece nesta época, junto com a venda de velas e vasos de flor. “A compra de produtos vai dessa semana até o dia das almas. Gostaríamos que o pessoal tenha especial cuidado com o tema da dengue. Hoje dentro das vantagens das flores artificiais está a utilização de materiais biodegradáveis que demoram menos para se decompor, sem ter tanto impacto no meio ambiente”, informou a gerente. Entre as flores mais vendidas estão as brancas e amarelas, que desbotam menos com o sol.
 

Foto por: Ezequiel Díaz Savino | JC

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você