18.9 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Mutirão quer intensificar prevenção ao câncer

Ouça a Matéria

Durante todo o mês de março, a Secretaria da Saúde e Bem Estar Social (Sabes) promove o Mutirão de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero. O exame papanicolau está sendo oferecido gratuitamente em todas as unidades de saúde do município em horários especiais. Durante a semana, os postos do Centro e Nossa Senhora da Paz estendem o atendimento até as 21h.
Para fazer o exame, é preciso agendar a consulta por telefone ou pessoalmente na unidade de saúde mais próxima. Os postos dos bairros Itacolomi, Centro, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Paz, Morro Alto e Santo Antônio estão referenciados para fazer o agendamento.
Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a meta da Sabes é realizar o papanicolau em pelo menos 50% da população feminina do município. De acordo com o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab), elas representam 51% da população total de Balneário Piçarras. As equipes de saúde de família estão distribuindo material informativo e solicitando apoio das empresas para que liberem as trabalhadoras para realizarem o preventivo.

Perigo silencioso
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer do colo uterino corresponde, aproximadamente, a 15% de todos os cânceres que ocorrem no sexo feminino. Em 90% dos casos a incidência da doença está relacionada ao vírus do papiloma humano, o HPV, cuja transmissão está ligada a fatores de risco como as baixas condições sociais e econômicas, início precoce da atividade sexual, multiplicidade de parceiros sexuais, tabagismo, entre outros.
No início da doença, as lesões causadas pelo vírus só podem ser dectadas através do exame preventivo. Mas, conforme o câncer progride, sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor aparecem. “Muitas vezes quando a mulher percebe, a doença já está num grau de evolução muito grande”, alerta a secretária da saúde.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você