24.9 C
Piçarras
sábado 13 de abril de 2024


Proliferação de caramujos africanos causa preocupação

Ouça a Matéria

Com verão e o intenso período de chuvas, uma nova praga está se alastrando por vários bairros de Balneário Piçarras. A infestação de caramujos africanos (Achatina Fulica) foi relatada por uma série de moradores que ligaram para o Jornal do Comércio e relataram o caso, que também foi motivo de debate entre alguns vereadores.
Segundo moradores do bairro Nossa Senhora da Paz, Santo Antônio e Itacolomi, o molusco está sendo visto diariamente de algumas semanas para cá. Os vereadores Flávio Tironi (DEM) e Manoel Gercino Binhotti (PMDB) também relataram a proliferação do animal venenoso e cobraram ações do Governo Municipal. A reportagem procurou o responsável pela vigilância, mas ele não foi encontrado.
De acordo com os órgãos sanitários, o molusco se esconde sob o solo durante o dia e à noite invade terrenos e chega a subir em árvores e paredes. O simples toque na “gosma” que ele solta pode causar doenças. A recomendação é a de que as pessoas não recolham caramujos sem luvas em hipótese alguma.
A proliferação é maior em áreas litorâneas. Por se tratar de uma espécie hermafrodita, o caramujo africano se reproduz rapidamente: um único indivíduo chega a botar 200 ovos a cada dois meses. Ele se esconde para reprodução no inverno e sai para se alimentar no verão. Com cinco meses de vida, o molusco já atinge a fase adulta e começa a se reproduzir.
O animal é vetor de graves doenças, já que hospeda dois tipos de vermes. O Angiostrongylus costaricensi (causador de sérios problemas abdominais que podem levar à perfurações no intestino e até à morte por hemorragia) e o Angiostrongylos cantonensis (principal causador da angiostrongilíase meningoencefálica humana, que tem como sintomas dor de cabeça forte e constante, rigidez da nuca e distúrbios do sistema nervoso).
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você