19.4 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Sáude de Piçarras promove projeto Saúde da Mulher

Ouça a Matéria

Durante este mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Saúde e Bem Estar Social (Sabes) de Balneário Piçarras promove o projeto “Saúde da Mulher – Eu me amo! Não posso mais viver sem mim”. A programação que iniciou dia 21, oferece palestras sobre prevenção em saúde e oficinas, desfile de moda e apresentação cultural. As atividades seguem durante a próxima semana, na Associação Assistencial Perpétuo Socorro.
De acordo com a enfermeira Rosane Gonçalves Cé, uma das coordenadoras do projeto, a intenção é mobilizar as mulheres da cidade para ampliar o acesso a informações importantes quanto à qualidade de vida e a autodeterminação feminina. “Estamos com uma média de 50 participantes em cada evento. E o retorno tem sido muito significativo”, avalia.
A prevenção ao câncer de colo de útero e ao de mama é um dos focos principais das ações desenvolvidas pela Sabes. Segundo dados do Programa de Saúde da Família, das 1.231 mulheres com idades entre 10 e 49 anos atendidas na unidade central de saúde, apenas 300 realizaram exames preventivos em 2010.
Na tarde do dia 24, a saúde da terceira idade foi o tema do dia. Um grupo de mulheres com idades a partir dos 50 anos participou da palestra “Envelhecer com Saúde”, ministrada pelo médico geriatra Ricardo Koszvoski.
Além das palestras com profissionais das áreas médica, jurídica e educacional, as mulheres participam de oficinas como a de trabalhos manuais, que abriu a programação, dia 21. A próxima é a de culinária, que acontece segunda-feira, dia 28, e vai abordar o reaproveitamento de alimentos de forma prática e saborosa.
Os distúrbios alimentares, problemas que atingem boa parte da população e são responsáveis pelo surgimento de doenças como o diabets, são o tema da próxima palestra, que será ministrada pela médica endocrinologista Tanise Damas.
Na terça-feira (29), a educação familiar é o primeiro tema do dia, em seguida o advogado Luiz Eduardo Vidal fala sobre aposentadoria e direito previdenciário. Uma apresentação do Circo Escola do parque Beto Carrero e um desfile de modas com coquetel encerram a programação, dia 31, no salão da igreja matriz.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você