28.4 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Vacinas da gripe

Ouça a Matéria

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social (Sabes) de Balneário Piçarras, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou que ainda há vacinas contra a gripe A (H1N1) para pessoas com doenças crônicas, idosos e crianças. As doses estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município.
“Ainda temos vacina para aplicar nos pacientes com doenças crônicas, como hipertensos, diabéticos, transplantados, hemodialisados, hemofílicos, pacientes com fibrose cística e doentes pulmonares crônicos”, confirma a enfermeira chefe da epidemiologia,     Alessandra Reckziegel, citando ainda crianças com idade entre 6 meses e 2 anos e idosos acima dos 60 anos.
De acordo com a enfermeira, não há nenhum novo caso da gripe H1N1 na cidade. Até agora, dois casos foram confirmados em Balneário Piçarras. Em ambos houve tratamento e rápida recuperação dos pacientes.
Além dos casos de gripe A, há registros de casos de gripe A (outros subtipos) assim como da gripe tradicional. “Em julho de 2009 tivemos uma grande epidemia no Estado e agora, em junho, os números já são altos e por isso devemos realizar medidas de prevenção”, ressalta Alessandra.
Pequenos cuidados como cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar e jogar o lenço no lixo após o uso e lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar são importantes. “Ter cuidado com ambientes fechados, manter higiene das mãos e utilizar álcool em gel também é importante”, finaliza a enfermeira.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você