26.1 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Hospital de Penha fará mutirão de cirurgias de catarata

Ouça a Matéria

O Hospital de Penha vai realizar o mutirão de cirurgias de cataratas, que vai beneficiar 1.440 pacientes de dez municípios da Foz do Rio Itajaí – conhecida por região da Amfri. As cirurgias estão agendadas para os dias 20 a 28, com datas e horários específicos para cada cidade – que criaram sua própria logística de transporte dos pacientes.

De acordo com o diretor do Hospital de Penha, Nilson Moya, as cirurgias serão desenvolvidas por uma equipe altamente técnica. “Contratamos uma empresa da cidade de Catanduva (SP), que realizará 160 procedimentos por dia. É uma cirurgia muito rápida”, frisou. Por hora, serão 20 procedimentos.

Com exceção de Balneário Camboriú, todas as demais cidades – Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Ilhota, Luiz Alves, Itapema, Camboriú, Bombinhas e Porto Belo – terão pacientes atendidos na unidade hospital de Penha. “Muitos desses municípios conseguirão por fim a uma fila de espera que dura anos”, acredita Nilson.

De acordo com o diretor da unidade, “o Hospital de Penha, foi convidado pelo Estado de Santa Catarina para realizar, em parceria, o mutirão de cirurgias de cataratas para a região da Amfri. O Hospital de Penha se sente honrado em ter sido escolhido pela superintendente de Planejamento e Gestão do SUS, Grace Ella Berenhauser, e pela diretora de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS, Claudia Ribeiro Araújo Gonsalves”, agradeceu.

A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão, além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo. Entre as pessoas com mais de 65 anos, quase metade sofre com o problema.

ATENÇÃO!
O secretário de Saúde de Balneário Piçarras, Vinício José Santos ressalta que alguns pacientes que possuem o pedido de cirurgia já solicitado não estão sendo localizados pela Secretaria de Saúde. O pedido é para que eles entrem em contato urgente com a Secretaria através do telefone 3347.2001. “Pedimos que façam isso o quanto antes, até porque há a possibilidade de que alguns exames precisem ser refeitos”, finalizou.

Foto por: Divulgação

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você