26.1 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Vacinas da Febre Amarela são disponibilizadas em Balneário Piçarras, Barra Velha e Penha

Ouça a Matéria

As Secretarias de Saúde de Balneário Piçarras, Barra Velha e Penha que estão disponibilizando doses de vacina contra a febre amarela para pessoas que irão viajar para regiões silvestres ou rurais que compõem a área de recomendação de vacinação. A orientação do Ministério da Saúde é que as pessoas se vacinem pelo menos dez dias antes de viajar.

A vacina é indicada para pessoas de 9 meses até 60 anos de idade. Indivíduos com mais de 60 anos que nunca foram vacinados, deverão ser avaliados por um médico que vai analisar o perigo/benefício da vacinação em relação ao risco de contrair a doença. A dose é contraindicada para crianças menores 6 meses, gestantes e mulheres que estejam amamentando.

Em Balneário Piçarras, as doses são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Em Barra Velha, o atendimento é realizado de forma diferente: segunda-feira na UBS Centro, terça-feira na UBS Itajuba, quarta-feira na UBS São Cristóvão, quinta-feira na UBS Sertãozinho e na sexta-feira na UBS Pedras Brancas. Na cidade de Penha, as doses são aplicadas nas UBS’s do Centro, Armação, Gravatá e Mariscal.

“Temos um número limitado de vacinas, as quais serão administradas somente nas pessoas que tiverem que viajar para algumas das regiões endêmicas, como São Paulo, Minas ou Rio de Janeiro”, avisa a enfermeira de Penha, Jaine Luci Spricigo.

As Vigilâncias Epidemiológicas também frisaram que não há qualquer caso suspeito nas três cidades. A febre amarela (FA) é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados.

Foto por: Internet

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você