A Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica de Luiz Alves confirmaram que o macaco encontrado vivo em uma localidade do município, em janeiro, possuía o vírus da febre amarela em seu corpo. Por conta disso, o órgão público da saúde pede que a população se vacine contra a doença.
O corpo do animal foi encaminhado para o Projeto Bugio – local onde faleceu – para análise em laboratório para verificar a existência do vírus. “O resultado testou POSITIVO, ou seja, o vírus está circulando em Luiz Alves. A Secretaria ainda aguarda o resultado de outro animal que está em análise”, afirmou o Gverno Municipal, em nota.
“A vacina é a única forma de se proteger contra a febre amarela! Entre em contato com sua Unidade de Saúde e previna-se”, recomenda a Secretaria de Saúde de Luiz Alves. O órgão ainda faz um apelo: para que animais desta espécie não sejam mortos pela população. “Vale lembrar que os macacos são apenas vítimas, eles NÃO TRANSMITEM febre amarela”.
A recomendação do Governo é para que “caso você encontre algum animal morto ou doente, comunique imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde através do fone 47 3377-8670”.
Foto por: Peter Schoen/Flickr