21 C
Piçarras
quinta-feira 19 de setembro de 2024


Penha confirma dois pacientes com dengue no município

Ouça a Matéria

A Vigilância Epidemiológica de Penha confirmou nesta quarta-feira, 8, duas pessoas com dengue no município. De acordo com Alexandre Deolindo, coordenador do setor, os pacientes passam bem e os casos são os chamados “autóctones”, ou seja, foram transmitidos dentro do próprio Município, o que eleva o alerta de combate à doença. Os pacientes são do bairro Nossa Senhora de Fátima.

A primeira informação seria de oito pessoas contaminadas na cidade, o que foi negado. Destes, cinco casos foram descartados, dois confirmados e um deles aguarda resultado.

Nesta quinta-feira, dia 9, a Vigilância Epidemiológica promove uma aplicação extra de inseticida nos bairros onde os casos foram informados.

Desde abril de 2018, Penha é classificada pelo Estado como município infestado pelo Aedes Aegypti – o transmissor da dengue. Ele precisa de água parada para se proliferar. A Saúde de Penha pede então que todos reforcem a higienização de seus lares, e verifiquem se há espaços de acúmulo d’água no entorno.

“Nesse aspecto, é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver”, comenta Sérgio.

SINTOMAS

Os principais sintomas da doença são febre alta (acima de 38,5º), dores musculares intensas e dor ao movimentar os olhos, além de mal estar e falta de apetite – podem ocorrer dores abdominais e vômitos persistentes. A dengue, na maioria dos casos, tem cura espontânea depois de 10 dias. O repouso, o consumo d’água e a hidratação por soro são indicados, além de não se buscar a automedicação.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você