25.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Saúde adquire ventilador pulmonar mecânico para o Centro de Triagem Covid-19

Ouça a Matéria

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras adquiriu o primeiro ventilador pulmonar mecânico para dar suporte a pacientes afetados pelo coronavírus. O aparelho já está em funcionamento no Centro de Triagem para Pacientes da Covid-19, localizado aos fundos do Pronto Atendimento 24h.

“Antes o único ventilador mecânico que tínhamos era no Pronto Atendimento 24 horas e nem sempre estava disponível nos momentos de emergência. O ventilador substitui todo o aparato muscular necessário para que a respiração aconteça no organismo”, explicou a fisioterapeuta, Talita Vieira de Souza.

O aparelho é da fabricante Prunus e, segundo o Portal da Transparência da Prefeitura, foi adquirido ao valor de R$ 85 mil – através de processo licitatório na modalidade de dispensa de licitação. O processo de compra foi homologado dia 7 de maio.

Segundo a secretária de Saúde, Gladys Brodersen, o aparelho permitirá dar mais estabilidade aos pacientes, que porventura, vierem a aguardar por um leito em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Na falta de leitos de UTI, o ventilador mecânico pulmonar permite que os pacientes esperem por vagas em hospitais com mais segurança. “A sobrevida e a recuperação do paciente dependem de uma série de fatores clínicos e de um serviço bem estruturado com apoio de profissionais capacitados”, completou

O prefeito, Tiago Baltt (MDB), observa que a aquisição do ventilador mecânico é de suma importância para ajudar a salvar vidas. “O equipamento oferece suporte à respiração quando o paciente não é capaz de respirar sozinho e acaba morrendo. Estamos lutando para preservar a vida da nossa população”.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você