25.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Semana de Conscientização sobre o Autismo contará com ações diárias em Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

A Associação de Apoio aos Autistas (AMA) de Balneário Piçarras lançou a programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo, que vai de 2 a 7 de abril. As ações serão diárias e irão acontecer através de plataformas digitais, veiculadas pelas redes sociais da AMA. A Semana de Conscientização foi criada pela Lei 791/2021.

A programação inicia nesta sexta-feira, 2, com a comemoração alusiva a sanção da Lei 791/2021, que é uma conquista burocrática aos autistas locais. No sábado, 3, acontece o lançamento digital do Informativo de Conscientização e, no domingo, 4, um longo depoimento em vídeo sobre a vida de um autista adulto, com o autista e ativista Lucas Atípico, será apresentado.

Já na segunda-feira, 5, acontecerá uma Live, às 19h sobre Direitos do Autista, com a advogada, Marina Gonçalves Cé e mediação da mãe de autista, Simone Walter. Na terça-feira, 6, outra Live, que será através de bate-papo com especialistas promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina com entidades do meio, também às 19h. Na quarta-feira, acontece o Lançamento do material audiovisual que conta a recente história da AMA em Balneário Piçarras. 

Toda a programação está disponível através do Facebook (www.facebook.com/amabalpicarras) e também no Instagram (@amabalpicarras). Os conteúdos ficarão publicados nas páginas e poderão ser acessados em momento posterior.

Sinais do Autismo

Estima-se que a cada 54 pessoas, UMA é autista. Por isso, é muito importante conhecer os sinais que se manifestam desde os primeiros anos de vida. O autismo não é uma doença e sim um transtorno, causado pelo desenvolvimento do cérebro ocorrer de forma diferente, é por isso que o diagnóstico e a intervenção precoce são essenciais para um melhor desenvolvimento do indivíduo autista e sua inclusão na sociedade.

A psicóloga e mãe do autista Bernardo, Jaqueline Duarte, frisa sobre as dificuldades encontradas desde os primeiros sinais ao diagnóstico. “É muito importante que os pais fiquem atentos se o filho está correspondendo aos marcos de desenvolvimento como deveriam. Um dos primeiros sinais é a dificuldade da socialização, o baixo contato visual e a forma com que se dá a função aos brinquedos”, explicou.

AMA Balneário Piçarras

A AMA Balneário Piçarras é uma entidade de causa coletiva fundada em novembro de 2020 e é atualmente formada por mães e apoiadoras que buscam a conscientização social sobre o tema e melhores práticas de acolhimento a família e ao autista. A AMA Balneário Piçarras nasceu com o intuito de ser o elo entre o autista suas infinitas oportunidades.

“O autismo é um grande desafio, tanto para os autistas e suas famílias quanto para a sociedade. Conhecer é a melhor forma de poder compreender para respeitar. Nós queremos fazer com que a AMA seja reconhecida como entidade que dá voz a todos. Desde o início nossa preocupação é com a transparência e a participação da sociedade”, pontuou a presidente da AMA, Adriana de Souza do Nascimento.

 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você